Perfil psicomotor de crianças com Síndrome de Down praticantes em um projeto da UCB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceccatto, Fabiane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1080
Resumo: Introdução: Este artigo traz o título: Perfil Psicomotor de crianças com Sídrome de Down praticantes de atividades em um projeto. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o perfil psicomotor de crianças com Sindrome de Down, especificamente na área de natação e dança. Matérias e métodos: A amostra constou de 20 crianças, 10 alunos praticantes de atividade física com SD, com idade variada de 6 a 17 anos, sendo 5 crianças do sexo masculino e 5 crianças do sexo feminino, 10 alunos praticantes de atividade física com idade variada de 8 a 12 anos, sendo 4 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, sendo alunos praticantes de atividade física há 1 ano, os testes foram realizados na cidade de Taguatinga-DF. Resultados: Após a aplicação de teste podemos observar nas tabelas 2 e 3, houve falha nas realizações dos movimentos andar e correr 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD obtiveram falha nos movimentos. No teste de postura ao sentar, 10% dos alunos com SD e NSD observou-se que, houve falha nos movimentos. 40% dos alunos com SD e 30% dos alunos NSD realizaram o movimento andar, com algumas dificuldades. 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD também realizaram o movimento correr com alguma dificuldade. 30% dos alunos SD e NSD realizaram o movimento da dismetria com algumas diculdades. 30% dos alunos com SD e não NSD realizaram o movimento postura ao sentar com algumas dificuldades. No movimento andar 60% dos alunos SD e 70% dos alunos NSD realizaram os movimentos com perfeição. 80% dos alunos SD e 90% dos alunos NSD realizaram o movimento correr com sucesso.50% dos alunos SD e 60% dos alunos NSD realizaram o movimento dismetria com êxito.60% dos alunos SD e NSD realizaram perfeitamente o movimento de postura ao sentar. A partir do exposto e da realização do trabalho, conclui-se que a maioria dos alunos realizaram os movimentos com eficácia. Conclusão: O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil psicomotor de crianças com Síndrome de Down praticantes de atividades em um projeto da UCB, especificamente nas aulas de natação e dança, bem como os benefícios físicos que estes proporcionam. Os resultados mostraram que devido ao bom atendimento do professor, as crianças com Síndrome de Down obtiveram realização satisfatória na maioria dos testes, sendo que uma minoria teve dificuldades na realização dos movimentos.
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Resultados: Após a aplicação de teste podemos observar nas tabelas 2 e 3, houve falha nas realizações dos movimentos andar e correr 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD obtiveram falha nos movimentos. No teste de postura ao sentar, 10% dos alunos com SD e NSD observou-se que, houve falha nos movimentos. 40% dos alunos com SD e 30% dos alunos NSD realizaram o movimento andar, com algumas dificuldades. 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD também realizaram o movimento correr com alguma dificuldade. 30% dos alunos SD e NSD realizaram o movimento da dismetria com algumas diculdades. 30% dos alunos com SD e não NSD realizaram o movimento postura ao sentar com algumas dificuldades. 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description Introdução: Este artigo traz o título: Perfil Psicomotor de crianças com Sídrome de Down praticantes de atividades em um projeto. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o perfil psicomotor de crianças com Sindrome de Down, especificamente na área de natação e dança. Matérias e métodos: A amostra constou de 20 crianças, 10 alunos praticantes de atividade física com SD, com idade variada de 6 a 17 anos, sendo 5 crianças do sexo masculino e 5 crianças do sexo feminino, 10 alunos praticantes de atividade física com idade variada de 8 a 12 anos, sendo 4 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, sendo alunos praticantes de atividade física há 1 ano, os testes foram realizados na cidade de Taguatinga-DF. Resultados: Após a aplicação de teste podemos observar nas tabelas 2 e 3, houve falha nas realizações dos movimentos andar e correr 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD obtiveram falha nos movimentos. No teste de postura ao sentar, 10% dos alunos com SD e NSD observou-se que, houve falha nos movimentos. 40% dos alunos com SD e 30% dos alunos NSD realizaram o movimento andar, com algumas dificuldades. 20% dos alunos SD e 10% dos alunos NSD também realizaram o movimento correr com alguma dificuldade. 30% dos alunos SD e NSD realizaram o movimento da dismetria com algumas diculdades. 30% dos alunos com SD e não NSD realizaram o movimento postura ao sentar com algumas dificuldades. No movimento andar 60% dos alunos SD e 70% dos alunos NSD realizaram os movimentos com perfeição. 80% dos alunos SD e 90% dos alunos NSD realizaram o movimento correr com sucesso.50% dos alunos SD e 60% dos alunos NSD realizaram o movimento dismetria com êxito.60% dos alunos SD e NSD realizaram perfeitamente o movimento de postura ao sentar. A partir do exposto e da realização do trabalho, conclui-se que a maioria dos alunos realizaram os movimentos com eficácia. Conclusão: O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil psicomotor de crianças com Síndrome de Down praticantes de atividades em um projeto da UCB, especificamente nas aulas de natação e dança, bem como os benefícios físicos que estes proporcionam. Os resultados mostraram que devido ao bom atendimento do professor, as crianças com Síndrome de Down obtiveram realização satisfatória na maioria dos testes, sendo que uma minoria teve dificuldades na realização dos movimentos.
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