A implementação da prescrição de enfermagem pelos técnicos de enfermagem em unidade de internação de hospital privado do DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Aralice Oliveira
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10404
Resumo: Este trabalho chama a atenção para a forma como os profissionais de nível médio de enfermagem implementam as prescrições de enfermagem em seu local de trabalho. Seguindo a hipótese de que os técnicos não estão cumprindo a prescrição de enfermagem em sua totalidade, buscou-se a realidade vivida pelos técnicos as reais dificuldades que encontram para cumprir esta atividade que é diária e essencial para o cuidado integral ao paciente. A SAE representa o planejamento dos cuidados de enfermagem direcionados a cada paciente, visando uma melhor qualidade de atendimento. Observou-se a necessidade de pesquisar como é realizada a implementação dessas prescrições pelo técnico de enfermagem. Essa pesquisa foi feita em um hospital privado do DF onde a SAE já está implantada. Apesar do Processo de Enfermagem ser dividido em cinco fases- investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem, foi enfatizado neste estudo a implementação da prescrição de enfermagem. O principal instrumento utilizado na pesquisa constituiu-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre diversos tópicos acerca da SAE, enfatizando os cuidados de enfermagem, o qual teve pretensão de avaliar o nível de conhecimento dos técnicos sobre o assunto e levantar sugestões para melhoria do processo sobre os problemas e questionamentos sobre toda a assistência ao paciente. Deste modo, foi possível perceber que não basta que os enfermeiros determinem o que deve ser feito: faz-se indispensável a iniciativa de aprender a planejar cuidados de enfermagem.
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spelling Silva, Juliana Fonseca daBrito, Aralice Oliveira2018-02-26T16:13:43Z2018-02-232018-02-26T16:13:43Z2009-06-17BRITO, Aralice Oliveira. A implementação da prescrição de enfermagem pelos técnicos de enfermagem em unidade de internação de hospital privado do DF. 2009. 66 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10404Este trabalho chama a atenção para a forma como os profissionais de nível médio de enfermagem implementam as prescrições de enfermagem em seu local de trabalho. Seguindo a hipótese de que os técnicos não estão cumprindo a prescrição de enfermagem em sua totalidade, buscou-se a realidade vivida pelos técnicos as reais dificuldades que encontram para cumprir esta atividade que é diária e essencial para o cuidado integral ao paciente. A SAE representa o planejamento dos cuidados de enfermagem direcionados a cada paciente, visando uma melhor qualidade de atendimento. Observou-se a necessidade de pesquisar como é realizada a implementação dessas prescrições pelo técnico de enfermagem. Essa pesquisa foi feita em um hospital privado do DF onde a SAE já está implantada. Apesar do Processo de Enfermagem ser dividido em cinco fases- investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem, foi enfatizado neste estudo a implementação da prescrição de enfermagem. O principal instrumento utilizado na pesquisa constituiu-se de um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre diversos tópicos acerca da SAE, enfatizando os cuidados de enfermagem, o qual teve pretensão de avaliar o nível de conhecimento dos técnicos sobre o assunto e levantar sugestões para melhoria do processo sobre os problemas e questionamentos sobre toda a assistência ao paciente. Deste modo, foi possível perceber que não basta que os enfermeiros determinem o que deve ser feito: faz-se indispensável a iniciativa de aprender a planejar cuidados de enfermagem.This work calls the attention for the way professionals of average level of nursing implement the lapsings of nursing in their workstation. Following the hypothesis that the technician is not fulfilling the lapsing of nursing in its totality, it searched the reality lived for the technician and the real difficulties they find to fulfill the activity that is daily and essential for the patient’s integral care. The SAE represents the care planning, simplified in the lapsing of nursing cares towards each patient, aiming at a better quality of attendance. However, it had the necessity to search how these lapsings are being implemented for the nursing technician. This research was carried through in a private hospital where the SAE is already implanted. Although the Process of Nursing is divided in five phases - inquiry, diagnosis of nursing, planning, implementation and nursing assistance evaluation, this study emphasized the implementation of the nursing lapsing. The main instrument used in this research was a questionnaire with open and closed questions about different topics concerning the SAE and emphasizing the nursing cares. It intented evaluate the level of knowledge of the nursing technician on the subject and get suggestions to improve the process. Then, it was possible to realise that it is not enough, however, that the nurses determine what must be made. The initiative to learn is indispensable to plan nursing cares.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-02-23T12:47:06Z No. of bitstreams: 1 AraliceOliveiraBritoTCCGraduacao2009.pdf: 1340022 bytes, checksum: 96d482a6d4bf98a9cee4f7f4eac713d3 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-02-26T16:13:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AraliceOliveiraBritoTCCGraduacao2009.pdf: 1340022 bytes, checksum: 96d482a6d4bf98a9cee4f7f4eac713d3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-26T16:13:43Z (GMT). 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This work calls the attention for the way professionals of average level of nursing implement the lapsings of nursing in their workstation. Following the hypothesis that the technician is not fulfilling the lapsing of nursing in its totality, it searched the reality lived for the technician and the real difficulties they find to fulfill the activity that is daily and essential for the patient’s integral care. The SAE represents the care planning, simplified in the lapsing of nursing cares towards each patient, aiming at a better quality of attendance. However, it had the necessity to search how these lapsings are being implemented for the nursing technician. This research was carried through in a private hospital where the SAE is already implanted. Although the Process of Nursing is divided in five phases - inquiry, diagnosis of nursing, planning, implementation and nursing assistance evaluation, this study emphasized the implementation of the nursing lapsing. The main instrument used in this research was a questionnaire with open and closed questions about different topics concerning the SAE and emphasizing the nursing cares. It intented evaluate the level of knowledge of the nursing technician on the subject and get suggestions to improve the process. Then, it was possible to realise that it is not enough, however, that the nurses determine what must be made. The initiative to learn is indispensable to plan nursing cares.
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