Métodos e práticas de ensino de língua inglesa para alunos com déficit de atenção e hiperatividade
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Data de Publicação: | 2011 |
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Martins, Stela Maris Lima2014-05-07T20:44:27Z2016-10-10T03:27:52Z2014-05-07T20:44:27Z2016-10-10T03:27:52Z2011MARTINS, Stela Maris Lima. Métodos e práticas de ensino de língua inglesa para alunos com déficit de atenção e hiperatividade. 2011. 35 f. Monografia (Letras) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/3848LetrasO presente trabalho objetiva analisar qual método de ensino de Língua Inglesa se ajusta melhor a realidade do aluno com Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e quais práticas de ensino favorecem o aprendizado destes educandos. A pesquisa inicia-se com uma discussão teórica dos sintomas de TDAH, das causas, das estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para as características neurocomportamentais deste grupo de educandos e dos métodos de ensino de Língua Inglesa que podem ser utilizados no ensino regular. Com efeito, o primeiro capítulo apresenta a definição do termo Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); os sintomas, as possíveis causas e as características deste transtorno; os critérios do DSM-IV para o diagnóstico do TDAH, bem como a descrição e a análise destes critérios. Neste capítulo também há uma reflexão sobre os problemas escolares de crianças com TDAH. Diante disso, relatam-se algumas estratégias de ensino-aprendizagem para alunos com este transtorno e a busca de algumas soluções para amenizar os problemas causados por ele. Este capítulo é concluído com um estudo dos métodos de ensino de Língua Inglesa e a seleção de um destes métodos que tem melhor adequação às necessidades destes alunos. Segue-se, no segundo capítulo, a descrição da aplicação do método selecionado e do método tradicional de ensino de Língua Inglesa em salas de ensino regular. Ao final, faz-se uma análise dos dados comparando as aulas com o método tradicional e as aulas com o método selecionado. Também há uma reflexão das vivências e experiências dos educandos durante o processo de ensino-aprendizagemThe present work intended to analyze which method of teaching English language fits better the reality of the student with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and teaching practices which encourage the learning of these students. The research begins with a theoretical discussion of ADHD symptoms, causes, strategies for teaching and learning appropriate for the neurobehavioral characteristics of this group of students and the teaching methods of English language that can be used in mainstream education. Indeed, the first chapter introduces the definition of the term attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) symptoms, possible causes and characteristics of this disorder, the DSM-IV diagnosis of ADHD, as well as the description and analysis these criteria. In this chapter there is also a reflection on the school problems of children with ADHD. Therefore, we report some teaching and learning strategies for students with this disorder and the search for some solutions to minimize the problems caused by it. This chapter concludes with a study of methods of teaching English Language and a selection of these methods is proved adjustment to needs of these students. It follows, in the second chapter, the description of the method selected and the traditional method of teaching English in regular education classrooms. At the end, it is an analysis of data comparing with the traditional classes and classes with the selected method. There is also a reflection of life experiences and experiences of students during the process of education and learning.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2014-05-07T15:48:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Stela Maris Lima Martins.pdf: 1105891 bytes, checksum: de4b50ddebe095ac63f10fb7dfcccce8 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-05-07T20:44:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20168 bytes, checksum: 288037d582f66c131a3b54761360a7bc (MD5) Stela Maris Lima Martins.pdf: 1105891 bytes, checksum: de4b50ddebe095ac63f10fb7dfcccce8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-07T20:44:27Z (GMT). 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