Nivel de Atividade Física nos Períodos de Aula e de Férias, em Escolares de Anapolis-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristina Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Teixeira Júnior, Jairo, Venâncio, Patrícia Spíndola Mota, França, Nancí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7935
Resumo: O presente estudo teve como propósito diagnosticar o nível habitual de atividade física de crianças durante o período de aula e férias. Participaram 34 crianças de ambos os sexos, com idade de 11 anos completos (peso: 43,11 ± 5,2 kg; altura: 149,22 ± 7,6 cm; nível sócio-econômico: 79,41% classe rica). Os dados foram coletados nos meses de outubro/2001 a fevereiro/2002. Para a obtenção dos indicadores de atividade física, usou-se o monitor de freqüência cardíaca Polar Vantage XL. As mensurações foram realizadas em 3 dias intercalados de 8h às 20h. Os valores de freqüência cardíaca foram divididos em três níveis de intensidade padronizados por Riddoch e Boreham17 (1995). Neste sentido foram criados critérios para definir as seguintes variáveis: número de blocos de 5 a 9 minutos ou ³ a 10 minutos. Para tratamento estatístico foi realizada o Teste de Friedman para amostras pareadas, para p<0,05. Pelas evidências encontradas neste estudo, podemos concluir que 1- As crianças permaneceram a maior parte do tempo em comportamento sedentário; 2- A quantidade de blocos que as crianças permaneceram em intensidade de moderada a alta, enunciadas pela Fc, está aquém das orientações mínimas previstas na literatura específica; 3- Ocorreu uma mudança no padrão de atividade física no período de férias, mas não o suficiente para promover alterações fisiológicas saudáveis.
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Neste sentido foram criados critérios para definir as seguintes variáveis: número de blocos de 5 a 9 minutos ou ³ a 10 minutos. Para tratamento estatístico foi realizada o Teste de Friedman para amostras pareadas, para p<0,05. Pelas evidências encontradas neste estudo, podemos concluir que 1- As crianças permaneceram a maior parte do tempo em comportamento sedentário; 2- A quantidade de blocos que as crianças permaneceram em intensidade de moderada a alta, enunciadas pela Fc, está aquém das orientações mínimas previstas na literatura específica; 3- Ocorreu uma mudança no padrão de atividade física no período de férias, mas não o suficiente para promover alterações fisiológicas saudáveis.Made available in DSpace on 2016-10-10T03:53:09Z (GMT). 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