INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA ATRAVÉS DE MEDIDA OBJETIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Sabrina Fontes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Elias Mendes, Alfredo Bruno, Freitas, Henrique Castanheira, de Moura, Bruno Pereira, dos Santos Amorim, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1625
Resumo: Introdução: A Educação Física (EF) Escolar é uma das principais oportunidades de acesso à prática de atividade física (AF) orientada para adolescentes. Objetivos: Quantificar e comparar as intensidades das AF praticadas na EF em escola pública (EPU) e privada (EPR), além de identificar a contribuição relativa dessas aulas para o alcance das recomendações diárias de AF (RAF). Metodologia: A amostra foi composta por 29 alunos de EPU (16,1 ± 0,67 anos) e 27 alunos de EPR (15,96 ± 0,71 anos). As intensidades de duas aulas de EF em cada escola foram verificadas através do registro da freqüência cardíaca e classificadas segundo Armstrong (1998). Utilizou-se o teste de Kolmogorov–Smirnov para testar a normalidade e Mann-Whitney entre os grupos (p ? 0,05). Resultados: Foram verificadas diferenças significativas (p
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