Com a palavra, o professor: análise psicodinâmica da docência entre professores da Secretaria de Educação do DF
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Data de Publicação: | 2011 |
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Oliveira, Juliana Nunes de2014-10-27T19:46:13Z2016-10-10T03:46:51Z2014-10-27T19:46:13Z2016-10-10T03:46:51Z2011-11-17OLIVEIRA, Juliana Nunes de. Com a palavra, o professor: análise psicodinâmica da docência entre professores da Secretaria de Educação do DF. 2011. 37 f. Monografia (Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/4713PsicologiaO trabalho realizado por docentes é permeado por desafios. As condições de trabalho são, muitas vezes, precárias, o reconhecimento, por vezes, é inexistente, os salários são baixos, há pouca participação dos familiares neste contexto, além da desvalorização social pela qual a docência tem passado. Esses e outros fatores têm impacto na qualidade de vida e na saúde mental dos docentes e, por consequência, incidem também sobre os alunos e, dessa forma, sobre toda a sociedade. Assim, torna-se necessário compreender a maneira como essas condições agem sobre a subjetividade dos professores e, além disso, é importante auxiliá-los na promoção de ações que contribuam para a qualidade de vida dos docentes. Esta pesquisa compreende um estudo sobre a dinâmica de saúde dos professores de uma escola pública do Distrito Federal, bem como sobre as estratégias utilizadas por estes profissionais para lidar com as vivências de sofrimento. Como abordagem teórico-metodológica, utilizou-se os conhecimentos construídos pela Psicodinâmica do Trabalho, dos quais os conceitos de organização do trabalho, mobilização subjetiva, prazer e sofrimento e estratégias de enfrentamento. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas sessões coletivas com o grupo de professoras que se disponibilizaram em participar dos encontros, nos moldes da clínica do trabalho. Grande parte das participantes da pesquisa encontra-se readaptada de sua função, em decorrência de adoecimento. As informações levantadas ao longo dos encontros foram contempladas, posteriormente, de acordo com a análise de núcleo de sentidos. Assim, foram identificados seis eixos temáticos: condições de trabalho, gestão escolar, características da clientela atendida, vivências de prazer, vivências de sofrimento e estratégias de enfrentamento. Os resultados mostram que as vivências de sofrimento são as mais presentes na fala das docentes, principalmente relacionadas à sobrecarga de tarefas, à precariedade do processo de readaptação, à discriminação do readaptado e à precariedade do serviço atual. Já as vivências de prazer estão majoritariamente relacionadas à relação com o aluno e à relação interpessoal com a equipe de trabalho. Com relação ao enfrentamento, percebeu-se que são mais utilizadas as estratégias de racionalização, compensação e a cooperação enquanto formas de lidar com o sofrimento. Sugere-se uma participação mais efetiva da Secretaria de Educação do DF no que diz respeito à promoção de ações preventivas e a realização de novas pesquisas sobre essa temática também em escolas da rede particular, com o intuito de fazer uma análise comparativa.Submitted by Tania Marques Ribeiro (tmarques@ucb.br) on 2014-09-30T20:18:05Z No. of bitstreams: 1 Juliana Nunes de Oliveira.pdf: 625013 bytes, checksum: dc20bd449244b0afc8933951c165f279 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2014-10-27T19:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juliana Nunes de Oliveira.pdf: 625013 bytes, checksum: dc20bd449244b0afc8933951c165f279 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-27T19:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Nunes de Oliveira.pdf: 625013 bytes, checksum: dc20bd449244b0afc8933951c165f279 (MD5) Previous issue date: 2011-11-17Made available in DSpace on 2016-10-10T03:46:51Z (GMT). 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