Vivências de sofrimento em trabalhadores reabilitados: estudo com professores da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Pâmela Kayone de França
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1397
Resumo: Psicologia
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O referencial teórico discorreu sobre conhecimentos construídos da Psicodinâmica do Trabalho que analisa as relações entre a organização do trabalho e os processos subjetivos dos trabalhadores nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de enfrentamento utilizadas para as contradições da organização, nas patologias sociais, na saúde e no adoecimento (MENDES, 2007). E conhecimentos do processo de reabilitação/readaptação, que readaptar consiste em realocar um trabalhador que está com alguma incapacidade física e/ou psíquica adquirida do trabalho ou fora em outra função em que não cause dano ao seu estado de saúde. Ou readaptá-lo na mesma função mais com algumas restrições de atividades. O estudo foi realizado com 2 (dois) professores que são lotados em postos de trabalho na condição de readaptados. A metodologia utilizada é qualitativa baseada na Psicodinâmica do Trabalho, que permitiu utilizar a entrevista semi-estruturada para a coleta dos dados com os sujeitos da pesquisa. A entrevista foi analisada a partir da técnica da Análise dos Núcleos de Sentido (ANS), adaptada a partir da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (2009), agrupando e interpretando o conteúdo latente e manifesto do texto em categorias. Os resultados foram organizados em três categorias: processo da readaptação, sentimentos relacionados ao processo de readaptação e estratégias de enfrentamento do sofrimento. A partir da análise dos dados identifica-se vivências subjetivas de sofrimento em professores da rede pública que passam pelo processo de readaptação. Os dados indicam que as vivências de sofrimento na readaptação, são principalmente relacionadas à angústia e medo com o processo, ao sofrimento dos afastamentos, à frustração da perda do trabalho de origem, ao sofrimento velado do novo posto e das relações socioprofissionais do não reconhecimento do docente. Como forma de enfrentamento do sofrimento, percebeu-se que são mais utilizadas estratégias de proteção e defensivas, como a negação do sofrimento e a racionalização.Submitted by Tatiane Alves de Souza (tatianeas@ucb.br) on 2013-05-17T15:11:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC II Pâmela Versão final.rtf: 54701924 bytes, checksum: 27bbd9217dd46db339e103ced81ce19a (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-08-21T10:47:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) TCC II Pâmela Versão final.rtf: 54701924 bytes, checksum: 27bbd9217dd46db339e103ced81ce19a (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-21T10:53:10Z (GMT). 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