Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malinowski, Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14019
Resumo: The article intends to analyze the film Pan-Cinema Permanente (2008), by Carlos Nader, based on the public-private dialectic. We note how the interplay between television and cinema images and intimate and homely images results in a unique biography of Waly Salomão. The article articulates this dialectic to the issue of borders in Salomão's poetics and suggests that this dynamic dialogues with the current reorganization of archives and their ways of narrating the self and the other.
id UCB-3_c08c0baa00c9a2d4257f1eac568f1ec1
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14019
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives Waly Salomão por Carlos Nader: uma biografia nas fronteiras dos arquivosCarlos Nader. Waly Salomão. Archive. Biography. Public-private.Palavras-chave: Carlos Nader. Waly Salomão. Arquivo. Biografia. Público-privado.The article intends to analyze the film Pan-Cinema Permanente (2008), by Carlos Nader, based on the public-private dialectic. We note how the interplay between television and cinema images and intimate and homely images results in a unique biography of Waly Salomão. The article articulates this dialectic to the issue of borders in Salomão's poetics and suggests that this dynamic dialogues with the current reorganization of archives and their ways of narrating the self and the other.Neste artigo, temos como objetivo analisar o filme Pan-Cinema Permanente (2008), de Carlos Nader, a partir de uma característica recorrente em sua prática artística: a dialética público-privado presente nas formas de compilação de arquivos. Notamos como o jogo entre imagens profissionais – da televisão e do cinema – com tantas outras imagens íntimas, caseiras e amadoras resultam em uma biografia singular sobre Waly Salomão. O artigo tenta mostrar que a prática poética de Salomão, que estava sempre interessado em borrar fronteiras, serve de combustível intersubjetivo para essa montagem heterogênea de Carlos Nader. Ambas dinâmicas, a nosso ver, podem ser percebidas como efeitos e instrumentos de uma reorganização dos arquivos, do audiovisual e suas formas de narrar o eu e o outro.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1401910.31501/esf.v1i25.14019Esferas; No. 25 (2022): Comunicação e estudos biográficos; 275 - 292Esferas; n. 25 (2022): Comunicação e estudos biográficos; 275 - 2922446-61902316-712210.31501/esf.v1i25reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14019/11345Copyright (c) 2022 esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalinowski, Gabriel2022-11-24T18:46:43Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14019Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-11-24T18:46:43Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
Waly Salomão por Carlos Nader: uma biografia nas fronteiras dos arquivos
title Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
spellingShingle Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
Malinowski, Gabriel
Carlos Nader. Waly Salomão. Archive. Biography. Public-private.
Palavras-chave: Carlos Nader. Waly Salomão. Arquivo. Biografia. Público-privado.
title_short Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
title_full Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
title_fullStr Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
title_full_unstemmed Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
title_sort Waly Salomão by Carlos Nader: a biography at the frontiers of the archives
author Malinowski, Gabriel
author_facet Malinowski, Gabriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malinowski, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Carlos Nader. Waly Salomão. Archive. Biography. Public-private.
Palavras-chave: Carlos Nader. Waly Salomão. Arquivo. Biografia. Público-privado.
topic Carlos Nader. Waly Salomão. Archive. Biography. Public-private.
Palavras-chave: Carlos Nader. Waly Salomão. Arquivo. Biografia. Público-privado.
description The article intends to analyze the film Pan-Cinema Permanente (2008), by Carlos Nader, based on the public-private dialectic. We note how the interplay between television and cinema images and intimate and homely images results in a unique biography of Waly Salomão. The article articulates this dialectic to the issue of borders in Salomão's poetics and suggests that this dynamic dialogues with the current reorganization of archives and their ways of narrating the self and the other.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14019
10.31501/esf.v1i25.14019
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14019
identifier_str_mv 10.31501/esf.v1i25.14019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14019/11345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 25 (2022): Comunicação e estudos biográficos; 275 - 292
Esferas; n. 25 (2022): Comunicação e estudos biográficos; 275 - 292
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v1i25
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731744118603776