O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14256 |
Resumo: | This paper aims to analyze the short films “Embracing” (1992) and “Katatsumori” (1994), by filmmaker Naomi Kawase, from the concept of the Essay Film. Both films address the connection from shared memories and affections through the filmmaker's aesthetic. In these productions, feelings are expressed based on a poetic and essayistic reflection brought out by the particular way the filmmaker presents her works and that will be studied here based on the theories developed by Timothy Corrigan (2015). |
id |
UCB-3_cae9160e75b344af0f806f68f43a803c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14256 |
network_acronym_str |
UCB-3 |
network_name_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository_id_str |
|
spelling |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol”filme-ensaiomemoriasNaomi Kawaseperformatividadecâmera peleThis paper aims to analyze the short films “Embracing” (1992) and “Katatsumori” (1994), by filmmaker Naomi Kawase, from the concept of the Essay Film. Both films address the connection from shared memories and affections through the filmmaker's aesthetic. In these productions, feelings are expressed based on a poetic and essayistic reflection brought out by the particular way the filmmaker presents her works and that will be studied here based on the theories developed by Timothy Corrigan (2015).Esse artigo visa analisar os filmes “Em seus braços” (1992) e “Caracol” (1994), da cineasta Naomi Kawase, a partir do viés conceitual do filme-ensaio. Esses filmes abordam a relação de memórias e afetos partilhados através da estética da cineasta. Os sentimentos e temas são expressados com base na poética e na reflexão ensaística que trazem à tona as visões particulares que a cineasta apresenta nas obras e que serão estudadas aqui a partir das teorias desenvolvidas por Timothy Corrigan (2015).Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1425610.31501/esf.v1i26.14256Esferas; No. 26 (2023): Autoria no documentário; 119-137Esferas; n. 26 (2023): Autoria no documentário; 119-1372446-61902316-712210.31501/esf.v1i26reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14256/11479Copyright (c) 2023 Silas Seabra de Sousa, Alex Damascenohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeabra de Sousa, SilasFerreira Damasceno, Alex2023-04-14T12:09:33Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/14256Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2023-04-14T12:09:33Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
title |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
spellingShingle |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” Seabra de Sousa, Silas filme-ensaio memorias Naomi Kawase performatividade câmera pele |
title_short |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
title_full |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
title_fullStr |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
title_full_unstemmed |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
title_sort |
O cinema ensaístico de Naomi Kawase nos filmes “Em seus braços” e “Caracol” |
author |
Seabra de Sousa, Silas |
author_facet |
Seabra de Sousa, Silas Ferreira Damasceno, Alex |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Damasceno, Alex |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra de Sousa, Silas Ferreira Damasceno, Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filme-ensaio memorias Naomi Kawase performatividade câmera pele |
topic |
filme-ensaio memorias Naomi Kawase performatividade câmera pele |
description |
This paper aims to analyze the short films “Embracing” (1992) and “Katatsumori” (1994), by filmmaker Naomi Kawase, from the concept of the Essay Film. Both films address the connection from shared memories and affections through the filmmaker's aesthetic. In these productions, feelings are expressed based on a poetic and essayistic reflection brought out by the particular way the filmmaker presents her works and that will be studied here based on the theories developed by Timothy Corrigan (2015). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14256 10.31501/esf.v1i26.14256 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14256 |
identifier_str_mv |
10.31501/esf.v1i26.14256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14256/11479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Silas Seabra de Sousa, Alex Damasceno https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Silas Seabra de Sousa, Alex Damasceno https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Esferas; No. 26 (2023): Autoria no documentário; 119-137 Esferas; n. 26 (2023): Autoria no documentário; 119-137 2446-6190 2316-7122 10.31501/esf.v1i26 reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
collection |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste |
repository.name.fl_str_mv |
Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com |
_version_ |
1799304087462739968 |