O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964 |
Resumo: | A partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. |
id |
UFC-20_0dae6ed645dd311427c817f423944bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/30964 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASEPerformatividadeArquivoNaomi KawaseA partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. Universidade Federal do Ceará2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 2 (2017); 135-151Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 135-151Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 2 (2017); 135-1512179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964/71568Copyright (c) 2017 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eduardo dos SantosCodato, Henrique2018-12-01T18:56:17Zoai:periodicos.ufc:article/30964Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2018-12-01T18:56:17Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
title |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
spellingShingle |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE Oliveira, Eduardo dos Santos Performatividade Arquivo Naomi Kawase |
title_short |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
title_full |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
title_fullStr |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
title_full_unstemmed |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
title_sort |
O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE |
author |
Oliveira, Eduardo dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Eduardo dos Santos Codato, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Codato, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo dos Santos Codato, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performatividade Arquivo Naomi Kawase |
topic |
Performatividade Arquivo Naomi Kawase |
description |
A partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30964/71568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 2 (2017); 135-151 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 2 (2017); 135-151 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 2 (2017); 135-151 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384261963776 |