A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hoff, Tânia Márcia Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10530
Resumo: Neste artigo, são abordadas as inter-relações entre comunicação, consumo e alimentação, considerando o barista como o coração da terceira onda do café. O objetivo é identificar como a performance desse profissional contribui para divulgar a cultura dos cafés de alta qualidade. A metodologia aplicada durante a empiria é a flânerie. Os resultados apontam que os baristas atuam como ‘mestres de cerimônia’ para entreter e treinar os cinco sentidos dos frequentadores.
id UCB-3_f7a8e3b0c20c73c480cbcebad6a4a9fa
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10530
network_acronym_str UCB-3
network_name_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository_id_str
spelling A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de caféComunicação e consumo Vínculos Performance Cafés especiais BaristaNeste artigo, são abordadas as inter-relações entre comunicação, consumo e alimentação, considerando o barista como o coração da terceira onda do café. O objetivo é identificar como a performance desse profissional contribui para divulgar a cultura dos cafés de alta qualidade. A metodologia aplicada durante a empiria é a flânerie. Os resultados apontam que os baristas atuam como ‘mestres de cerimônia’ para entreter e treinar os cinco sentidos dos frequentadores.Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/1053010.31501/esf.v0i15.10530Esferas; No. 15 (2019): Comunicação e Alimentação; 78-89Esferas; n. 15 (2019): Comunicação e Alimentação; 78-892446-61902316-712210.31501/esf.v0i15reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oesteinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10530/7430Copyright (c) 2019 Esferasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucas de VasconcelosHoff, Tânia Márcia Cezar2022-07-02T19:22:02Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10530Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/oai||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com2446-61902316-7122opendoar:2022-07-02T19:22:02Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
title A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
spellingShingle A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Comunicação e consumo
Vínculos
Performance
Cafés especiais
Barista
title_short A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
title_full A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
title_fullStr A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
title_full_unstemmed A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
title_sort A dimensão comunicacional do barista na terceira onda do consumo de café
author Teixeira, Lucas de Vasconcelos
author_facet Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Hoff, Tânia Márcia Cezar
author_role author
author2 Hoff, Tânia Márcia Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Hoff, Tânia Márcia Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e consumo
Vínculos
Performance
Cafés especiais
Barista
topic Comunicação e consumo
Vínculos
Performance
Cafés especiais
Barista
description Neste artigo, são abordadas as inter-relações entre comunicação, consumo e alimentação, considerando o barista como o coração da terceira onda do café. O objetivo é identificar como a performance desse profissional contribui para divulgar a cultura dos cafés de alta qualidade. A metodologia aplicada durante a empiria é a flânerie. Os resultados apontam que os baristas atuam como ‘mestres de cerimônia’ para entreter e treinar os cinco sentidos dos frequentadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10530
10.31501/esf.v0i15.10530
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10530
identifier_str_mv 10.31501/esf.v0i15.10530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/10530/7430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Esferas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Esferas; No. 15 (2019): Comunicação e Alimentação; 78-89
Esferas; n. 15 (2019): Comunicação e Alimentação; 78-89
2446-6190
2316-7122
10.31501/esf.v0i15
reponame:Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
collection Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
repository.name.fl_str_mv Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||fredfeitoza@outlook.com|| flormd@gmail.com
_version_ 1809731743083659264