O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista de Oliveira, Luiz Cláudio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839
Resumo: O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal.  Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. 
id UCB-4_1f6b2cd3550e96638c626fce8c20c037
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12839
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis.O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal.  Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2021-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográficaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1283910.31501/comunicologia.v14i1.12839Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 1, JAN./JUN., 2021; 19 - 411981-213210.31501/comunicologia.v14i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839/7485Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista de Oliveira, Luiz Cláudio2021-08-07T16:17:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12839Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-08-07T16:17:49Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
title O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
spellingShingle O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
Batista de Oliveira, Luiz Cláudio
1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis.
title_short O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
title_full O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
title_fullStr O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
title_full_unstemmed O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
title_sort O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
author Batista de Oliveira, Luiz Cláudio
author_facet Batista de Oliveira, Luiz Cláudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista de Oliveira, Luiz Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis.
topic 1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis.
description O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal.  Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839
10.31501/comunicologia.v14i1.12839
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v14i1.12839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839/7485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 1, JAN./JUN., 2021; 19 - 41
1981-2132
10.31501/comunicologia.v14i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304106271047680