O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839 |
Resumo: | O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal. Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. |
id |
UCB-4_1f6b2cd3550e96638c626fce8c20c037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12839 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis.O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal. Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2021-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográficaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1283910.31501/comunicologia.v14i1.12839Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 1, JAN./JUN., 2021; 19 - 411981-213210.31501/comunicologia.v14i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839/7485Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista de Oliveira, Luiz Cláudio2021-08-07T16:17:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12839Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-08-07T16:17:49Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
title |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
spellingShingle |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal Batista de Oliveira, Luiz Cláudio 1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis. |
title_short |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
title_full |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
title_fullStr |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
title_full_unstemmed |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
title_sort |
O homo digitalis nos labirintos da sociedade neoliberal |
author |
Batista de Oliveira, Luiz Cláudio |
author_facet |
Batista de Oliveira, Luiz Cláudio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista de Oliveira, Luiz Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis. |
topic |
1. Neoliberalismo 2. Subjetividade 3. Consumo 4. Homo digitalis. |
description |
O artigo propõe reflexões a respeito do homo digitalis e de possíveis correlações entre a sua maneira de ser e alguns dos principais aspectos que constituem a racionalidade neoliberal. Trata-se de indagar sobre os sentidos do neoliberalismo, especialmente como seus componentes ideológicos forjam subjetividades no indivíduo dessas primeiras duas décadas do século XXI. Discute-se a formação do sujeito legitimado numa cultura de empresa, algo cultuado de maneira quase incontestável na sociedade neoliberal. Procura-se também salientar que tal perspectiva resulta em atitudes individualistas reveladas por meio de um constante isolamento do eu que cada vez mais se volta somente para si mesmo, pois se satisfaz porque tem ao seu alcance o aparato da tecnologia digital e todos os mecanismos que o constituem como consumidor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839 10.31501/comunicologia.v14i1.12839 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v14i1.12839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12839/7485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 1, JAN./JUN., 2021; 19 - 41 1981-2132 10.31501/comunicologia.v14i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280917292711936 |