EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12853 |
Resumo: | O objetivo do artigo é elaborar uma reflexão teórica sobre educação em tempos de pandemia, fazendo uma triangulação de debate entre as especificidades do ensino remoto emergencial, o aumento da precarização do trabalho docente no contexto pandêmico e a necessidade de implementar uma gestão democrática nas instituições de ensino, principalmente em tempos de excepcionalidade educacional. A metodologia partiu de uma análise bibliográfica e documental, sendo que os resultados indicaram novas reconfigurações da precarização docente, com aspectos de youtuberização e uberização da profissão durante a pandemia, onde a gestão democrática se coloca como uma opção que conseguiria fomentar uma educação mais justa e igualitária, diminuindo as desigualdades sociais impostas pelo momento, atingindo níveis mais elevados de qualidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem, abarcando toda a comunidade escolar. |
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EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASILEducação. Ensino Remoto. Gestão Democrática. Pandemia. Precarização.O objetivo do artigo é elaborar uma reflexão teórica sobre educação em tempos de pandemia, fazendo uma triangulação de debate entre as especificidades do ensino remoto emergencial, o aumento da precarização do trabalho docente no contexto pandêmico e a necessidade de implementar uma gestão democrática nas instituições de ensino, principalmente em tempos de excepcionalidade educacional. A metodologia partiu de uma análise bibliográfica e documental, sendo que os resultados indicaram novas reconfigurações da precarização docente, com aspectos de youtuberização e uberização da profissão durante a pandemia, onde a gestão democrática se coloca como uma opção que conseguiria fomentar uma educação mais justa e igualitária, diminuindo as desigualdades sociais impostas pelo momento, atingindo níveis mais elevados de qualidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem, abarcando toda a comunidade escolar. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2021-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1285310.31501/comunicologia.v14i1.12853Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 14, N. 1, JAN./JUN., 2021; 122 - 1391981-213210.31501/comunicologia.v14i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12853/7477Copyright (c) 2021 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Maiara Raquel CamposLeal, Guilherme de Freitas2021-08-07T16:13:48Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12853Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2021-08-07T16:13:48Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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