Violência infantil na mídia: efeitos de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorio, Benalva da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lisboa, Wellington Teixeira, do Prado, Mariana Diegues Corona, Pirani, Mateus Catalani, Fonseca, Mayara Gil, Nascimento, Miriam Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225
Resumo: Partindo do senso comum de que o crime vende jornal e aumenta a audiência das mídias, o presente artigo demonstra que o interesse do público pelos acontecimentos veiculados nos meios de comunicação depende das condições de produção dos sujeitos envolvidos: de um lado, dos profissionais que recolhem, hierarquizam e difundem o fato; de outro, daqueles que tomam conhecimento da produção jornalística. Com base nos princípios e procedimentos da análise de discurso da Escola Francesa, tomamos dois casos registrados na mídia impressa brasileira, em abril de 2011, envolvendo crianças como vítimas de violência, com o propósito de confirmar a premissa de que há diferentes maneiras de ler. Ao “entrar” no discurso, o leitor participa do baile das palavras, construindo sentidos. Está, portanto, “fadado” à interpretação. 
id UCB-4_4730186ded92fb4a1ec6806b400655dd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5225
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Violência infantil na mídia: efeitos de sentidoPartindo do senso comum de que o crime vende jornal e aumenta a audiência das mídias, o presente artigo demonstra que o interesse do público pelos acontecimentos veiculados nos meios de comunicação depende das condições de produção dos sujeitos envolvidos: de um lado, dos profissionais que recolhem, hierarquizam e difundem o fato; de outro, daqueles que tomam conhecimento da produção jornalística. Com base nos princípios e procedimentos da análise de discurso da Escola Francesa, tomamos dois casos registrados na mídia impressa brasileira, em abril de 2011, envolvendo crianças como vítimas de violência, com o propósito de confirmar a premissa de que há diferentes maneiras de ler. Ao “entrar” no discurso, o leitor participa do baile das palavras, construindo sentidos. Está, portanto, “fadado” à interpretação. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2014-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 19-301981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225/3298Vitorio, Benalva da SilvaLisboa, Wellington Teixeirado Prado, Mariana Diegues CoronaPirani, Mateus CatalaniFonseca, Mayara GilNascimento, Miriam Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5225Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
title Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
spellingShingle Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
Vitorio, Benalva da Silva
title_short Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
title_full Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
title_fullStr Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
title_full_unstemmed Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
title_sort Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
author Vitorio, Benalva da Silva
author_facet Vitorio, Benalva da Silva
Lisboa, Wellington Teixeira
do Prado, Mariana Diegues Corona
Pirani, Mateus Catalani
Fonseca, Mayara Gil
Nascimento, Miriam Costa
author_role author
author2 Lisboa, Wellington Teixeira
do Prado, Mariana Diegues Corona
Pirani, Mateus Catalani
Fonseca, Mayara Gil
Nascimento, Miriam Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorio, Benalva da Silva
Lisboa, Wellington Teixeira
do Prado, Mariana Diegues Corona
Pirani, Mateus Catalani
Fonseca, Mayara Gil
Nascimento, Miriam Costa
description Partindo do senso comum de que o crime vende jornal e aumenta a audiência das mídias, o presente artigo demonstra que o interesse do público pelos acontecimentos veiculados nos meios de comunicação depende das condições de produção dos sujeitos envolvidos: de um lado, dos profissionais que recolhem, hierarquizam e difundem o fato; de outro, daqueles que tomam conhecimento da produção jornalística. Com base nos princípios e procedimentos da análise de discurso da Escola Francesa, tomamos dois casos registrados na mídia impressa brasileira, em abril de 2011, envolvendo crianças como vítimas de violência, com o propósito de confirmar a premissa de que há diferentes maneiras de ler. Ao “entrar” no discurso, o leitor participa do baile das palavras, construindo sentidos. Está, portanto, “fadado” à interpretação. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225/3298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 19-30
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916455948288