Violência infantil na mídia: efeitos de sentido
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5225 |
Resumo: | Partindo do senso comum de que o crime vende jornal e aumenta a audiência das mídias, o presente artigo demonstra que o interesse do público pelos acontecimentos veiculados nos meios de comunicação depende das condições de produção dos sujeitos envolvidos: de um lado, dos profissionais que recolhem, hierarquizam e difundem o fato; de outro, daqueles que tomam conhecimento da produção jornalística. Com base nos princípios e procedimentos da análise de discurso da Escola Francesa, tomamos dois casos registrados na mídia impressa brasileira, em abril de 2011, envolvendo crianças como vítimas de violência, com o propósito de confirmar a premissa de que há diferentes maneiras de ler. Ao “entrar” no discurso, o leitor participa do baile das palavras, construindo sentidos. Está, portanto, “fadado” à interpretação. |
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