Discurso e suas condições: vestígios de dizer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorio, Benalva da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558
Resumo: A presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa.
id USP-71_235c36f85ccbc06215a6f9398781e467
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37558
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Discurso e suas condições: vestígios de dizerA presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3755810.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-192316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558/40272Vitorio, Benalva da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:28Zoai:revistas.usp.br:article/37558Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:53.063950Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e suas condições: vestígios de dizer
title Discurso e suas condições: vestígios de dizer
spellingShingle Discurso e suas condições: vestígios de dizer
Vitorio, Benalva da Silva
title_short Discurso e suas condições: vestígios de dizer
title_full Discurso e suas condições: vestígios de dizer
title_fullStr Discurso e suas condições: vestígios de dizer
title_full_unstemmed Discurso e suas condições: vestígios de dizer
title_sort Discurso e suas condições: vestígios de dizer
author Vitorio, Benalva da Silva
author_facet Vitorio, Benalva da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorio, Benalva da Silva
description A presente reflexão, resultado das reuniões de estudo entre profissionais dediferentes áreas, levanta questões sobre a prática pedagógica, discutindo a escola como lugar de produção de alunos e professores. Nesse lugar, onde se trabalha com a palavra, ainda circulam os “discursos de máscaras”, há apropriação das idéias do outro, impedindo o avanço do conhecimento. Seguindo o curso da palavra e do seu silenciamento em sala de aula, o artigo levanta pistas na relação do dizer com sua exterioridade, suas condições deprodução, na linha da análise de discurso, da Escola Francesa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558
10.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v11i1p13-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37558/40272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 11 n. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19
Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19
Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2006): Gestão da Comunicação. Uma nova seção para os leitores.; 13-19
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089982603264