Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodembusch, Rodrigo Severo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guilhermano, Lívia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8720
Resumo: Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram analisados trechos de edições do Jornal Nacional, da Rede Globo, em que jornalistas respondem, ao vivo, aos comentários dos telespectadores nas redes sociais digitais. O objetivo foi pesquisar em que situações o público, utilizando o Twitter ou o Facebook, consegue interferir de alguma forma na transmissão do programa. Observou-se que há uma lenta mudança de postura do telejornal, que está atento à movimentação dos telespectadores na Internet, ainda que proporcione pouco espaço para efetiva participação.
id UCB-4_6e9fd9d18edb03d412b464f4f1a02c9b
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8720
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digitaltelejornalismo. cultura da participação. Mídias sociais. Jornal Nacional.Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram analisados trechos de edições do Jornal Nacional, da Rede Globo, em que jornalistas respondem, ao vivo, aos comentários dos telespectadores nas redes sociais digitais. O objetivo foi pesquisar em que situações o público, utilizando o Twitter ou o Facebook, consegue interferir de alguma forma na transmissão do programa. Observou-se que há uma lenta mudança de postura do telejornal, que está atento à movimentação dos telespectadores na Internet, ainda que proporcione pouco espaço para efetiva participação.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/872010.31501/comunicologia.v10i2.8720Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 2, JUL./DEZ., 2017; 143-1631981-213210.31501/comunicologia.v10i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8720/5392Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodembusch, Rodrigo SeveroGuilhermano, Lívia2017-12-18T15:02:50Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8720Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-12-18T15:02:50Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
title Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
spellingShingle Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
Rodembusch, Rodrigo Severo
telejornalismo. cultura da participação. Mídias sociais. Jornal Nacional.
title_short Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
title_full Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
title_fullStr Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
title_full_unstemmed Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
title_sort Quando o público pauta a mídia tradicional: um estudo das respostas do Jornal Nacional frente a comentários de telespectadores no ambiente digital
author Rodembusch, Rodrigo Severo
author_facet Rodembusch, Rodrigo Severo
Guilhermano, Lívia
author_role author
author2 Guilhermano, Lívia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodembusch, Rodrigo Severo
Guilhermano, Lívia
dc.subject.por.fl_str_mv telejornalismo. cultura da participação. Mídias sociais. Jornal Nacional.
topic telejornalismo. cultura da participação. Mídias sociais. Jornal Nacional.
description Entende-se que o jornalismo passa por um período de adaptação à emergente cultura da participação, na qual o público busca ter um papel ativo no processo de comunicação. Com as tecnologias digitais, as pessoas se tornam cada vez mais conscientes de que a mídia não precisa ser unidirecional. É possível criar, compartilhar e reconfigurar conteúdos. É dentro desse cenário que o presente artigo busca analisar o fenômeno do posicionamento do noticiário televisivo frente à participação do público conectado à Internet. Para isso, foram analisados trechos de edições do Jornal Nacional, da Rede Globo, em que jornalistas respondem, ao vivo, aos comentários dos telespectadores nas redes sociais digitais. O objetivo foi pesquisar em que situações o público, utilizando o Twitter ou o Facebook, consegue interferir de alguma forma na transmissão do programa. Observou-se que há uma lenta mudança de postura do telejornal, que está atento à movimentação dos telespectadores na Internet, ainda que proporcione pouco espaço para efetiva participação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8720
10.31501/comunicologia.v10i2.8720
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8720
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v10i2.8720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8720/5392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 2, JUL./DEZ., 2017; 143-163
1981-2132
10.31501/comunicologia.v10i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916892155904