Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10014 |
Resumo: | Tomando como base a pesquisa desenvolvida por Schmierbach et al (2012) nós replicamos, com adaptações, o experimento testado no referido trabalho, buscando identificar se estímulos baseados em notícias que narram casos exemplares moderam as percepções de terceira pessoa. O método proposto foi o de criação de quatro diferentes grupos de comparação que receberam diferentes estímulos focados em casos exemplares ou baseados em estatísticas, sendo que cada uma dessas condições foi dividida por valência positiva ou negativa. O experimento foi realizado em uma escola pública brasileira, com a participação de cem alunos, que responderam questionários sobre uso de smartphones em sala de aula. Encontramos evidências parciais que suportam a existência de Efeitos de Terceira pessoa moderados pela exemplificação. |
id |
UCB-4_799297f5f3d28d83a9adb76edd270fad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10014 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aulamedia effects efeito de terceira pessoa teoria da exemplificaçãoTomando como base a pesquisa desenvolvida por Schmierbach et al (2012) nós replicamos, com adaptações, o experimento testado no referido trabalho, buscando identificar se estímulos baseados em notícias que narram casos exemplares moderam as percepções de terceira pessoa. O método proposto foi o de criação de quatro diferentes grupos de comparação que receberam diferentes estímulos focados em casos exemplares ou baseados em estatísticas, sendo que cada uma dessas condições foi dividida por valência positiva ou negativa. O experimento foi realizado em uma escola pública brasileira, com a participação de cem alunos, que responderam questionários sobre uso de smartphones em sala de aula. Encontramos evidências parciais que suportam a existência de Efeitos de Terceira pessoa moderados pela exemplificação.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1001410.31501/comunicologia.v11i2.10014Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 2, JUL./DEZ., 2018; 103-1231981-213210.31501/comunicologia.v11i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10014/6029Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Marcelo Oliveira2022-03-03T19:07:30Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10014Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T19:07:30Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
title |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
spellingShingle |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula Lima, Marcelo Oliveira media effects efeito de terceira pessoa teoria da exemplificação |
title_short |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
title_full |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
title_fullStr |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
title_sort |
Revisitando o papel da exemplificação: a formação de juízos de terceira pessoa e do apoio às restrições do uso de smartphones em sala de aula |
author |
Lima, Marcelo Oliveira |
author_facet |
Lima, Marcelo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marcelo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
media effects efeito de terceira pessoa teoria da exemplificação |
topic |
media effects efeito de terceira pessoa teoria da exemplificação |
description |
Tomando como base a pesquisa desenvolvida por Schmierbach et al (2012) nós replicamos, com adaptações, o experimento testado no referido trabalho, buscando identificar se estímulos baseados em notícias que narram casos exemplares moderam as percepções de terceira pessoa. O método proposto foi o de criação de quatro diferentes grupos de comparação que receberam diferentes estímulos focados em casos exemplares ou baseados em estatísticas, sendo que cada uma dessas condições foi dividida por valência positiva ou negativa. O experimento foi realizado em uma escola pública brasileira, com a participação de cem alunos, que responderam questionários sobre uso de smartphones em sala de aula. Encontramos evidências parciais que suportam a existência de Efeitos de Terceira pessoa moderados pela exemplificação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10014 10.31501/comunicologia.v11i2.10014 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10014 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v11i2.10014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10014/6029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 11, N. 2, JUL./DEZ., 2018; 103-123 1981-2132 10.31501/comunicologia.v11i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916920467456 |