DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
DOI: | 10.31501/comunicologia.v12i2.10349 |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo principal avaliar quais as contribuições da metodologia do Design Thinking para os estudos de comunicação, sobretudo os de comunicação pública. Para isso, será realizado um levantamento de Estado da Arte, bem como serão apresentados os conceitos de comunicação pública e Design Thinking, histórico e principais etapas. Como resultado, nota-se que, embora número de estudos que envolvem a abordagem tenha crescido ao longo dos anos, ainda não há adesão expressiva pelo campo da comunicação. A despeito dessa constatação, a metodologia pode representar uma importante ferramenta para se analisar processos e produtos comunicativos de forma ampla e multidisciplinar. Os conceitos de comunicação pública e design thinking apresentam convergências importantes, principalmente quando se busca o aperfeiçoamento de estratégias e a implementação de ações mais assertivas para promover melhores resultados, principalmente em uma perspectiva de construção coletiva e colaborativa. Como limitadores, foram identificados a burocracia, a interferência política e o desconhecimento sobre da abordagem, o que pode limitar sua proposta criativa. |
id |
UCB-4_851f2e55d354f82480a3f55b80ece936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10349 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
spelling |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICAComunicação Pública. Design Thinking. Pesquisa em Comunicação.O presente artigo tem como objetivo principal avaliar quais as contribuições da metodologia do Design Thinking para os estudos de comunicação, sobretudo os de comunicação pública. Para isso, será realizado um levantamento de Estado da Arte, bem como serão apresentados os conceitos de comunicação pública e Design Thinking, histórico e principais etapas. Como resultado, nota-se que, embora número de estudos que envolvem a abordagem tenha crescido ao longo dos anos, ainda não há adesão expressiva pelo campo da comunicação. A despeito dessa constatação, a metodologia pode representar uma importante ferramenta para se analisar processos e produtos comunicativos de forma ampla e multidisciplinar. Os conceitos de comunicação pública e design thinking apresentam convergências importantes, principalmente quando se busca o aperfeiçoamento de estratégias e a implementação de ações mais assertivas para promover melhores resultados, principalmente em uma perspectiva de construção coletiva e colaborativa. Como limitadores, foram identificados a burocracia, a interferência política e o desconhecimento sobre da abordagem, o que pode limitar sua proposta criativa.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2020-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1034910.31501/comunicologia.v12i2.10349Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 2, JUL./DEZ., 2019; 123-1371981-213210.31501/comunicologia.v12i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349/6817Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccesssalim, elisa ramalhoGeraldes, elen CristinaMagalhães, Ana Beatriz2022-03-03T18:49:29Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10349Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:29Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
title |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
spellingShingle |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA salim, elisa ramalho Comunicação Pública. Design Thinking. Pesquisa em Comunicação. salim, elisa ramalho Comunicação Pública. Design Thinking. Pesquisa em Comunicação. |
title_short |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
title_full |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
title_fullStr |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
title_sort |
DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA |
author |
salim, elisa ramalho |
author_facet |
salim, elisa ramalho salim, elisa ramalho Geraldes, elen Cristina Magalhães, Ana Beatriz Geraldes, elen Cristina Magalhães, Ana Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Geraldes, elen Cristina Magalhães, Ana Beatriz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
salim, elisa ramalho Geraldes, elen Cristina Magalhães, Ana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Pública. Design Thinking. Pesquisa em Comunicação. |
topic |
Comunicação Pública. Design Thinking. Pesquisa em Comunicação. |
description |
O presente artigo tem como objetivo principal avaliar quais as contribuições da metodologia do Design Thinking para os estudos de comunicação, sobretudo os de comunicação pública. Para isso, será realizado um levantamento de Estado da Arte, bem como serão apresentados os conceitos de comunicação pública e Design Thinking, histórico e principais etapas. Como resultado, nota-se que, embora número de estudos que envolvem a abordagem tenha crescido ao longo dos anos, ainda não há adesão expressiva pelo campo da comunicação. A despeito dessa constatação, a metodologia pode representar uma importante ferramenta para se analisar processos e produtos comunicativos de forma ampla e multidisciplinar. Os conceitos de comunicação pública e design thinking apresentam convergências importantes, principalmente quando se busca o aperfeiçoamento de estratégias e a implementação de ações mais assertivas para promover melhores resultados, principalmente em uma perspectiva de construção coletiva e colaborativa. Como limitadores, foram identificados a burocracia, a interferência política e o desconhecimento sobre da abordagem, o que pode limitar sua proposta criativa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349 10.31501/comunicologia.v12i2.10349 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i2.10349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349/6817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 2, JUL./DEZ., 2019; 123-137 1981-2132 10.31501/comunicologia.v12i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1822180670072422400 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i2.10349 |