DESIGN THINKING E OS ESTUDOS SOBRE COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: salim, elisa ramalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Geraldes, elen Cristina, Magalhães, Ana Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10349
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal avaliar quais as contribuições da metodologia do Design Thinking para os estudos de comunicação, sobretudo os de comunicação pública. Para isso, será realizado um levantamento de Estado da Arte, bem como serão apresentados os conceitos de comunicação pública e Design Thinking, histórico e principais etapas. Como resultado, nota-se que, embora número de estudos que envolvem a abordagem tenha crescido ao longo dos anos, ainda não há adesão expressiva pelo campo da comunicação. A despeito dessa constatação, a metodologia pode representar uma importante ferramenta para se analisar processos e produtos comunicativos de forma ampla e multidisciplinar. Os conceitos de comunicação pública e design thinking apresentam convergências importantes, principalmente quando se busca o aperfeiçoamento de estratégias e a implementação de ações mais assertivas para promover melhores resultados, principalmente em uma perspectiva de construção coletiva e colaborativa. Como limitadores, foram identificados a burocracia, a interferência política e o desconhecimento sobre da abordagem, o que pode limitar sua proposta criativa.
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