Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Benedito Dielcio Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5659
Resumo: Este texto traz como proposta uma discussão sobre a noção do tripé que sustenta a construção do conhecimento em uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. Com base na experiência decorrente das atividades de dois projetos de intervenção junto a jovens de 12 a 18 anos, “Comunicação e Cultura Científica. Tocando o Futuro: uma experiência de linguagem audiovisual” e “Comunicação Social e Educação Popular de Jovens: um desafio para o SUS”, o ponto central deste texto é que o tripé, tal como é pensado, supõe que, ao final, seja qual for o nível de relação entre estas áreas, necessariamente desembocará na formação humanística e técnica dos estudantes universitários. Os dois projetos acima mencionados buscam reconhecer os seus públicos como sendo sujeitos sociais decisivos no processo comunicacional. Mola mestra na constituição dos dois programas, a comunicação é pensada como elemento indissociável da educação e da cidadania, dois objetivos centrais de uma instituição universitária pública. Neste sentido, entendemos que o ensino, a pesquisa e a extensão não devem ser pensados como caminhos distintos que se encontram em algum momento na formação do aluno, mas como um único processo, sinérgico; como condição para uma experiência universitária plena.
id UCB-4_90e8fae102c9ca4f3564fb1d9001a9ec
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5659
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a ExtensãoJovens Comunicação Ensino Extensão Pesquisa UniversidadeEste texto traz como proposta uma discussão sobre a noção do tripé que sustenta a construção do conhecimento em uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. Com base na experiência decorrente das atividades de dois projetos de intervenção junto a jovens de 12 a 18 anos, “Comunicação e Cultura Científica. Tocando o Futuro: uma experiência de linguagem audiovisual” e “Comunicação Social e Educação Popular de Jovens: um desafio para o SUS”, o ponto central deste texto é que o tripé, tal como é pensado, supõe que, ao final, seja qual for o nível de relação entre estas áreas, necessariamente desembocará na formação humanística e técnica dos estudantes universitários. Os dois projetos acima mencionados buscam reconhecer os seus públicos como sendo sujeitos sociais decisivos no processo comunicacional. Mola mestra na constituição dos dois programas, a comunicação é pensada como elemento indissociável da educação e da cidadania, dois objetivos centrais de uma instituição universitária pública. Neste sentido, entendemos que o ensino, a pesquisa e a extensão não devem ser pensados como caminhos distintos que se encontram em algum momento na formação do aluno, mas como um único processo, sinérgico; como condição para uma experiência universitária plena.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/565910.31501/comunicologia.v7i2.5659Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 333-3481981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5659/3752Dias, Benedito Dielcio Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:24Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5659Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:24Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
title Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
spellingShingle Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
Dias, Benedito Dielcio Moreira
Jovens
Comunicação
Ensino
Extensão
Pesquisa
Universidade
title_short Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
title_full Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
title_fullStr Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
title_full_unstemmed Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
title_sort Juventude e Tecnologias de Comunicação: Um lugar para pensar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
author Dias, Benedito Dielcio Moreira
author_facet Dias, Benedito Dielcio Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Benedito Dielcio Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Comunicação
Ensino
Extensão
Pesquisa
Universidade
topic Jovens
Comunicação
Ensino
Extensão
Pesquisa
Universidade
description Este texto traz como proposta uma discussão sobre a noção do tripé que sustenta a construção do conhecimento em uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. Com base na experiência decorrente das atividades de dois projetos de intervenção junto a jovens de 12 a 18 anos, “Comunicação e Cultura Científica. Tocando o Futuro: uma experiência de linguagem audiovisual” e “Comunicação Social e Educação Popular de Jovens: um desafio para o SUS”, o ponto central deste texto é que o tripé, tal como é pensado, supõe que, ao final, seja qual for o nível de relação entre estas áreas, necessariamente desembocará na formação humanística e técnica dos estudantes universitários. Os dois projetos acima mencionados buscam reconhecer os seus públicos como sendo sujeitos sociais decisivos no processo comunicacional. Mola mestra na constituição dos dois programas, a comunicação é pensada como elemento indissociável da educação e da cidadania, dois objetivos centrais de uma instituição universitária pública. Neste sentido, entendemos que o ensino, a pesquisa e a extensão não devem ser pensados como caminhos distintos que se encontram em algum momento na formação do aluno, mas como um único processo, sinérgico; como condição para uma experiência universitária plena.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5659
10.31501/comunicologia.v7i2.5659
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5659
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v7i2.5659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5659/3752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 333-348
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916527251456