Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5661 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é analisar as formas de apresentação das pessoas que optaram por realizar autobiografias em quadrinhos. Essas formas de percepção e visualização do próprio percurso de vida são distintas para homens e mulheres? Se sim, essas formas são perceptíveis na enunciação quadrinística? Como os autores se posicionam em termos de focos narrativos e perceptivos? Nossa hipótese é de que poderia haver algum tipo de diferenciação, com base em aspectos cognitivos. Nossa análise leva em conta a noção de “pacto de referencialidade”, baseada em Philippe Lejeune. Analisamos cinco títulos do gênero: Fun Home e Você é Minha Mãe? (Alison Bechdel), Persépolis (Marjani Satrapi), O Fotógrafo (Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier) e Derrotista (episódio “Gênio dos Quadrinhos”, Joe Sacco). Ao final da análise, percebemos a) diferentes formas de apresentação de si e de representação dos elementos diegéticos (cenários, pessoas) e b) diferentes possibilidades de uso dos focos narrativo e perceptivo, o que apontam para o caráter “plástico” da linguagem quadrinística. |
id |
UCB-4_95ae2b2d2982f3317ace9f85e8f155e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5661 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de siQuadrinhos autobiográficos. Representação visual. Pacto de leitura. Foco narrativo. Foco perceptivoO objetivo desse trabalho é analisar as formas de apresentação das pessoas que optaram por realizar autobiografias em quadrinhos. Essas formas de percepção e visualização do próprio percurso de vida são distintas para homens e mulheres? Se sim, essas formas são perceptíveis na enunciação quadrinística? Como os autores se posicionam em termos de focos narrativos e perceptivos? Nossa hipótese é de que poderia haver algum tipo de diferenciação, com base em aspectos cognitivos. Nossa análise leva em conta a noção de “pacto de referencialidade”, baseada em Philippe Lejeune. Analisamos cinco títulos do gênero: Fun Home e Você é Minha Mãe? (Alison Bechdel), Persépolis (Marjani Satrapi), O Fotógrafo (Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier) e Derrotista (episódio “Gênio dos Quadrinhos”, Joe Sacco). Ao final da análise, percebemos a) diferentes formas de apresentação de si e de representação dos elementos diegéticos (cenários, pessoas) e b) diferentes possibilidades de uso dos focos narrativo e perceptivo, o que apontam para o caráter “plástico” da linguagem quadrinística.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/566110.31501/comunicologia.v7i2.5661Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 311-3321981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5661/3751Lucas, Ricardo Jorge de LucenaCelestino, Juliana Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:24Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5661Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:24Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
title |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
spellingShingle |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si Lucas, Ricardo Jorge de Lucena Quadrinhos autobiográficos. Representação visual. Pacto de leitura. Foco narrativo. Foco perceptivo |
title_short |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
title_full |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
title_fullStr |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
title_full_unstemmed |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
title_sort |
Quadrinhos autobiográficos: diferenças de gêneros e as apresentações de si |
author |
Lucas, Ricardo Jorge de Lucena |
author_facet |
Lucas, Ricardo Jorge de Lucena Celestino, Juliana Braga |
author_role |
author |
author2 |
Celestino, Juliana Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Ricardo Jorge de Lucena Celestino, Juliana Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadrinhos autobiográficos. Representação visual. Pacto de leitura. Foco narrativo. Foco perceptivo |
topic |
Quadrinhos autobiográficos. Representação visual. Pacto de leitura. Foco narrativo. Foco perceptivo |
description |
O objetivo desse trabalho é analisar as formas de apresentação das pessoas que optaram por realizar autobiografias em quadrinhos. Essas formas de percepção e visualização do próprio percurso de vida são distintas para homens e mulheres? Se sim, essas formas são perceptíveis na enunciação quadrinística? Como os autores se posicionam em termos de focos narrativos e perceptivos? Nossa hipótese é de que poderia haver algum tipo de diferenciação, com base em aspectos cognitivos. Nossa análise leva em conta a noção de “pacto de referencialidade”, baseada em Philippe Lejeune. Analisamos cinco títulos do gênero: Fun Home e Você é Minha Mãe? (Alison Bechdel), Persépolis (Marjani Satrapi), O Fotógrafo (Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier) e Derrotista (episódio “Gênio dos Quadrinhos”, Joe Sacco). Ao final da análise, percebemos a) diferentes formas de apresentação de si e de representação dos elementos diegéticos (cenários, pessoas) e b) diferentes possibilidades de uso dos focos narrativo e perceptivo, o que apontam para o caráter “plástico” da linguagem quadrinística. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5661 10.31501/comunicologia.v7i2.5661 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5661 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v7i2.5661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5661/3751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 2, JUL./DEZ., 2014; 311-332 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916529348608 |