#ContraOAumento: A interação de jornais teresinenses com as redes sociais
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3896 |
Resumo: | Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudo refere-se aos jornais “Meio Norte” e “O Dia”, que circulam no estado do Piauí e, mais especificamente, ao período que compreende as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foram representados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentados no microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, período em que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudo conceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitos desenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs. |
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#ContraOAumento: A interação de jornais teresinenses com as redes sociaisTecnologias da Informação e Comunicação (Tic´s). Análise do Discurso. Mídia impressa.Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudo refere-se aos jornais “Meio Norte” e “O Dia”, que circulam no estado do Piauí e, mais especificamente, ao período que compreende as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foram representados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentados no microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, período em que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudo conceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitos desenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/389610.31501/comunicologia.v5i2.3896Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 136-1581981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/3896/2537Rocha, Carlos AugustoMagalhães, Francisco Laerteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3896Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:04Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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