Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Júnior, Carlos Augusto França
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154
Resumo: Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs.
id UCB-4_d5327c253f64867d91b76afef0e9daa3
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4154
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa.Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 136-1581981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154/2531Rocha Júnior, Carlos Augusto FrançaMagalhães, Francisco Laerte Juvêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4154Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:04Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
title Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
spellingShingle Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
Rocha Júnior, Carlos Augusto França
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa.
title_short Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
title_full Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
title_fullStr Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
title_full_unstemmed Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
title_sort Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
author Rocha Júnior, Carlos Augusto França
author_facet Rocha Júnior, Carlos Augusto França
Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio
author_role author
author2 Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Júnior, Carlos Augusto França
Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa.
topic Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa.
description Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154/2531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 136-158
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916161298432