Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154 |
Resumo: | Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs. |
id |
UCB-4_d5327c253f64867d91b76afef0e9daa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4154 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line.Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa.Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 136-1581981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154/2531Rocha Júnior, Carlos Augusto FrançaMagalhães, Francisco Laerte Juvêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:51:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4154Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:51:04Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
title |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
spellingShingle |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. Rocha Júnior, Carlos Augusto França Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa. |
title_short |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
title_full |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
title_fullStr |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
title_full_unstemmed |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
title_sort |
Critérios de noticiabilidade. Jornalismo ambiental. Webjornalismo. Responsabilidade social. Notícia on-line. |
author |
Rocha Júnior, Carlos Augusto França |
author_facet |
Rocha Júnior, Carlos Augusto França Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Júnior, Carlos Augusto França Magalhães, Francisco Laerte Juvêncio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa. |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Análise do Discurso. Mídia impressa. |
description |
Este artigo estuda como as redes sociais podem participar da cobertura jornalística de um jornal impresso. O estudorefere-se aos jornais Meio Norte e O Dia, que circulam no estado do Piauí, e, mais especificamente, ao período que compreendeas manifestações contra o aumento das passagens de ônibus em Teresina (capital do Piauí). Os protestos foramrepresentados no Twitter pela hashtag #contraoaumento. Uma hashtag é um marcador dos assuntos mais comentadosno microblog. O corpus é formado por matérias veiculadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro de 2011, períodoem que aconteceram os protestos. A metodologia para a pesquisa é a Análise do Discurso e são abordadas as Tecnologiasda Informação e Comunicação (TICs) para enfatizar as trocas de conteúdos entre as mídias. Destacam-se neste estudoconceitos de Charaudeau (2006), Mainguenau (2008) e Verón (2004), quanto à Análise do Discurso, bem como conceitosdesenvolvidos por Miège (2009) relativos às TICs. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4154/2531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 5, N. 2, JUL./DEZ., 2012; 136-158 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916161298432 |