O meme como linguagem da inteligência coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mari Jr., Sergio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Michelan, Vanessa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295
Resumo: Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”.
id UCB-4_9b20f1434f225e4127b455e12b7f336a
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10295
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling O meme como linguagem da inteligência coletivaMeme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem.Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1029510.31501/comunicologia.v12i1.10295Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 69-871981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295/6237Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessMari Jr., SergioMichelan, Vanessa Silva2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10295Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O meme como linguagem da inteligência coletiva
title O meme como linguagem da inteligência coletiva
spellingShingle O meme como linguagem da inteligência coletiva
Mari Jr., Sergio
Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem.
title_short O meme como linguagem da inteligência coletiva
title_full O meme como linguagem da inteligência coletiva
title_fullStr O meme como linguagem da inteligência coletiva
title_full_unstemmed O meme como linguagem da inteligência coletiva
title_sort O meme como linguagem da inteligência coletiva
author Mari Jr., Sergio
author_facet Mari Jr., Sergio
Michelan, Vanessa Silva
author_role author
author2 Michelan, Vanessa Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mari Jr., Sergio
Michelan, Vanessa Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem.
topic Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem.
description Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295
10.31501/comunicologia.v12i1.10295
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v12i1.10295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295/6237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 69-87
1981-2132
10.31501/comunicologia.v12i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916936196096