O meme como linguagem da inteligência coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295 |
Resumo: | Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”. |
id |
UCB-4_9b20f1434f225e4127b455e12b7f336a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10295 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O meme como linguagem da inteligência coletivaMeme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem.Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1029510.31501/comunicologia.v12i1.10295Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 69-871981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295/6237Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessMari Jr., SergioMichelan, Vanessa Silva2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10295Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
title |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
spellingShingle |
O meme como linguagem da inteligência coletiva Mari Jr., Sergio Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem. |
title_short |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
title_full |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
title_fullStr |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
title_full_unstemmed |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
title_sort |
O meme como linguagem da inteligência coletiva |
author |
Mari Jr., Sergio |
author_facet |
Mari Jr., Sergio Michelan, Vanessa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Michelan, Vanessa Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mari Jr., Sergio Michelan, Vanessa Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem. |
topic |
Meme. Mídias sociais. Inteligência coletiva. Linguagem. |
description |
Meme é um formato de comunicação bastante comum na world wide web que combina texto e imagens simples em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente pela rede. Este artigo busca compreender a origem dessa expressão e o modo como ela é empregada para denominar esse fenômeno na world wide web. Com base em uma revisão bibliográfica caracteriza o meme como um recurso de linguagem baseado na simplificação e na abstração de sentidos, e investiga seu papel como demarcador de conhecimentos já incorporados pela inteligência coletiva. Por fim, propõe uma abordagem de cinco etapas comumente identificáveis na construção de um meme na world wide web, que é demonstrada a partir do estudo de caso do meme “É uma cilada, Bino!”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295 10.31501/comunicologia.v12i1.10295 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v12i1.10295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10295/6237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 69-87 1981-2132 10.31501/comunicologia.v12i1 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916936196096 |