Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luíza Mônica Assis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Galinkin, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872
Resumo: Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.
id UCB-4_925c976cfae489c4bdd043aba8ab691a
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2872
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?Comunicação Organizacional Teoria das Representações Sociais Themata Responsabilidade Social Comunicação Institucional.Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2011-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/287210.31501/comunicologia.v4i2.2872Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 4, N. 2, JUL./DEZ., 2011; 01-251981-213210.31501/comunicologia.v4i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872/1772Silva, Luíza Mônica AssisGalinkin, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:05:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2872Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:05:17Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
title Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
spellingShingle Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
Silva, Luíza Mônica Assis
Comunicação Organizacional
Teoria das Representações Sociais
Themata
Responsabilidade Social
Comunicação Institucional.
title_short Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
title_full Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
title_fullStr Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
title_full_unstemmed Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
title_sort Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?
author Silva, Luíza Mônica Assis
author_facet Silva, Luíza Mônica Assis
Galinkin, Ana Lúcia
author_role author
author2 Galinkin, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luíza Mônica Assis
Galinkin, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Teoria das Representações Sociais
Themata
Responsabilidade Social
Comunicação Institucional.
topic Comunicação Organizacional
Teoria das Representações Sociais
Themata
Responsabilidade Social
Comunicação Institucional.
description Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872
10.31501/comunicologia.v4i2.2872
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v4i2.2872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/2872/1772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 4, N. 2, JUL./DEZ., 2011; 01-25
1981-2132
10.31501/comunicologia.v4i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304104950890496