Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrelo, Roseane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: dos Santos, Célia Maria Retz Godoy, Pórem, Maria Eugênia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232
Resumo: A pesquisa quantitativa realizada sobre a comunicação nas organizações bauruenses tem servido de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade organizacional brasileira, aos cursos de comunicação e a melhorias no aspecto comunicacional das organizações na região. O objetivo é oferecer informações sobre a comunicação organizacional e o papel do relações públicas nesse processo, mensurando o empoderamento deste na comunidade. A metodologia do mapeamento baseia-se em questionários estruturados, no sentido de se capturarem fatores rotineiros, ativos e retroativos, do processo de comunicação, como: tipos de relacionamento, canais e meios, grau de interação e interdependência entre as partes, tipos de públicos envolvidos no processo e expectativas da organização em relação a metas, objetivos, ações, eventos e atividades programadas de comunicação. Para a delimitação de uma proposta reflexiva a partir dos dados, optou-se por trabalhar analisando-se três dimensões: da comunicação estraté- gica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; da comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional que implica novos paradigmas de relacionamento; e, por fim, a intenção de se materializar os dados levantados em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação excelente, incluindo avaliação da prática das relações públicas. Este artigo apresenta os principais resultados referentes às microempresas de Bauru, interior de São Paulo. 
id UCB-4_ed8a7ef2d9815059f4c0485f849f43e5
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5232
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulistaComunicação organizacional. Comunicação interna. Comunicação estratégica. Mapeamento de comunicação.A pesquisa quantitativa realizada sobre a comunicação nas organizações bauruenses tem servido de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade organizacional brasileira, aos cursos de comunicação e a melhorias no aspecto comunicacional das organizações na região. O objetivo é oferecer informações sobre a comunicação organizacional e o papel do relações públicas nesse processo, mensurando o empoderamento deste na comunidade. A metodologia do mapeamento baseia-se em questionários estruturados, no sentido de se capturarem fatores rotineiros, ativos e retroativos, do processo de comunicação, como: tipos de relacionamento, canais e meios, grau de interação e interdependência entre as partes, tipos de públicos envolvidos no processo e expectativas da organização em relação a metas, objetivos, ações, eventos e atividades programadas de comunicação. Para a delimitação de uma proposta reflexiva a partir dos dados, optou-se por trabalhar analisando-se três dimensões: da comunicação estraté- gica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; da comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional que implica novos paradigmas de relacionamento; e, por fim, a intenção de se materializar os dados levantados em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação excelente, incluindo avaliação da prática das relações públicas. Este artigo apresenta os principais resultados referentes às microempresas de Bauru, interior de São Paulo. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2014-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 137-1581981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232/3304Andrelo, Roseanedos Santos, Célia Maria Retz GodoyPórem, Maria Eugêniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:55Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5232Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:55Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
title Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
spellingShingle Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
Andrelo, Roseane
Comunicação organizacional. Comunicação interna. Comunicação estratégica. Mapeamento de comunicação.
title_short Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
title_full Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
title_fullStr Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
title_full_unstemmed Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
title_sort Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
author Andrelo, Roseane
author_facet Andrelo, Roseane
dos Santos, Célia Maria Retz Godoy
Pórem, Maria Eugênia
author_role author
author2 dos Santos, Célia Maria Retz Godoy
Pórem, Maria Eugênia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrelo, Roseane
dos Santos, Célia Maria Retz Godoy
Pórem, Maria Eugênia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional. Comunicação interna. Comunicação estratégica. Mapeamento de comunicação.
topic Comunicação organizacional. Comunicação interna. Comunicação estratégica. Mapeamento de comunicação.
description A pesquisa quantitativa realizada sobre a comunicação nas organizações bauruenses tem servido de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade organizacional brasileira, aos cursos de comunicação e a melhorias no aspecto comunicacional das organizações na região. O objetivo é oferecer informações sobre a comunicação organizacional e o papel do relações públicas nesse processo, mensurando o empoderamento deste na comunidade. A metodologia do mapeamento baseia-se em questionários estruturados, no sentido de se capturarem fatores rotineiros, ativos e retroativos, do processo de comunicação, como: tipos de relacionamento, canais e meios, grau de interação e interdependência entre as partes, tipos de públicos envolvidos no processo e expectativas da organização em relação a metas, objetivos, ações, eventos e atividades programadas de comunicação. Para a delimitação de uma proposta reflexiva a partir dos dados, optou-se por trabalhar analisando-se três dimensões: da comunicação estraté- gica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; da comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional que implica novos paradigmas de relacionamento; e, por fim, a intenção de se materializar os dados levantados em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação excelente, incluindo avaliação da prática das relações públicas. Este artigo apresenta os principais resultados referentes às microempresas de Bauru, interior de São Paulo. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5232/3304
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 6, N. 1, JAN./JUN., 2013; 137-158
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105551724544