Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angeluci, Alan Cesar Belo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Castro, Cosette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918
Resumo: O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas.
id UCB-4_f1581165f2596fb190f56b64030e6cea
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1918
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformascategorias TV Digital e multiplataformas Roteiro do Dia O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 122-1461981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918/1237Angeluci, Alan Cesar BeloCastro, Cosetteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:05:43Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1918Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:05:43Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
title Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
spellingShingle Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
Angeluci, Alan Cesar Belo
categorias
TV Digital e multiplataformas
Roteiro do Dia
title_short Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
title_full Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
title_fullStr Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
title_full_unstemmed Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
title_sort Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
author Angeluci, Alan Cesar Belo
author_facet Angeluci, Alan Cesar Belo
Castro, Cosette
author_role author
author2 Castro, Cosette
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angeluci, Alan Cesar Belo
Castro, Cosette
dc.subject.por.fl_str_mv categorias
TV Digital e multiplataformas
Roteiro do Dia
topic categorias
TV Digital e multiplataformas
Roteiro do Dia
description O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918/1237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 122-146
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304104930967552