Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918 |
Resumo: | O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas. |
id |
UCB-4_f1581165f2596fb190f56b64030e6cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1918 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformascategorias TV Digital e multiplataformas Roteiro do Dia O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2010-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 122-1461981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918/1237Angeluci, Alan Cesar BeloCastro, Cosetteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-18T08:05:43Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1918Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-07-18T08:05:43Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
title |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
spellingShingle |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas Angeluci, Alan Cesar Belo categorias TV Digital e multiplataformas Roteiro do Dia |
title_short |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
title_full |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
title_fullStr |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
title_full_unstemmed |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
title_sort |
Oito Categorias para Produção de Conteúdo Audiovisual em Televisão Digital e Multiplataformas |
author |
Angeluci, Alan Cesar Belo |
author_facet |
Angeluci, Alan Cesar Belo Castro, Cosette |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Cosette |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angeluci, Alan Cesar Belo Castro, Cosette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
categorias TV Digital e multiplataformas Roteiro do Dia |
topic |
categorias TV Digital e multiplataformas Roteiro do Dia |
description |
O campo da produção de conteúdos audiovisuais digitais interativos para televisão digital e multiplataformas no Brasil é ainda pouco desenvolvido e demanda soluções criativas e eficientes que dialoguem com as potencialidades do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). Na medida em que o governo avança em sua corrida pela adesão de novos países pelo sistema nipo-brasileiro, emerge cada vez mais a importância dos profissionais de produção de conteúdos criarem novos modelos, interativos e convergentes. O presente artigo avança nessa problemática ao propor oito categorias de análise que podem servir como ponto de partida para produções digitais no campo do audiovisual para televisão digital e multiplataformas. Acima de querer estabelecer qualquer modelo, essas oito categorias são elaboradas a partir da experiência de produção de conteúdo descrita por ANGELUCI (2010), e chamam a atenção para aspectos significativos que alteram de maneira significativa o então modus operandi das produções analógicas. Objetiva-se evidenciar que estão ocorrendo mudanças paradigmáticas na passagem do processo de produção analógica para o modelo de produção digital interativa. Para além da digitalização dos equipamentos, existe uma profunda alteração nos conceitos e práticas de produção de conteúdos audiovisuais, que contemplam a perspectiva de programação não-linear, interativa e voltada para múltiplas plataformas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1918/1237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 3, N. 2, JUL./DEZ., 2010; 122-146 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916099432448 |