MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marcelo Peduzzi de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Aldabe, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1297
Resumo: O conhecimento do exato papel da escápula em relação à função do membro superior é de extrema importância para compreensão do movimento humano, assim como, para entendermos as conseqüências e os motivos das alterações em seu padrão de normalidade. Neste sentido, muitos trabalhos vêm sendo realizados visando esclarecer o padrão de movimento normal, as estruturas que estão relacionadas a este padrão e as possíveis causas das disfunções, além de investigar as implicações causadas por tais disfunções em outras estruturas; entretanto, tais idéias são apresentadas de maneira fragmentada. Assim, a proposta do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a função da escápula e suas alterações na disfunção. Para isso, foi realizada uma busca na base de dados da PubMed por “scapulohumeral rhythm”, “scapular motion” e “scapular disfunction”, onde foram selecionados artigos entre 2000 e 2006. Os artigos selecionados foram analisados a fim de relacionar as evidências encontradas em uma idéia global. Nota-se que uma série de estruturas necessitam estar em pleno equilíbrio para manter o padrão cinético e cinemático normal. Uma alteração cinética geralmente acaba promovendo uma alteração cinemática, da mesma forma que a alteração cinemática impõe grande influência para promover uma alteração cinética. Desta forma, deve-se realizar uma avaliação minuciosa levando em consideração tanto os aspectos cinéticos quanto cinemáticos, porque só assim se consegue o equilíbrio necessário para a função normal do membro superior.
id UCB-5_01fefc6d64acb08362b5961d1912bcbd
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1297
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃOritmo escapuloumeral movimento escapular disfunção escapularO conhecimento do exato papel da escápula em relação à função do membro superior é de extrema importância para compreensão do movimento humano, assim como, para entendermos as conseqüências e os motivos das alterações em seu padrão de normalidade. Neste sentido, muitos trabalhos vêm sendo realizados visando esclarecer o padrão de movimento normal, as estruturas que estão relacionadas a este padrão e as possíveis causas das disfunções, além de investigar as implicações causadas por tais disfunções em outras estruturas; entretanto, tais idéias são apresentadas de maneira fragmentada. Assim, a proposta do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a função da escápula e suas alterações na disfunção. Para isso, foi realizada uma busca na base de dados da PubMed por “scapulohumeral rhythm”, “scapular motion” e “scapular disfunction”, onde foram selecionados artigos entre 2000 e 2006. Os artigos selecionados foram analisados a fim de relacionar as evidências encontradas em uma idéia global. Nota-se que uma série de estruturas necessitam estar em pleno equilíbrio para manter o padrão cinético e cinemático normal. Uma alteração cinética geralmente acaba promovendo uma alteração cinemática, da mesma forma que a alteração cinemática impõe grande influência para promover uma alteração cinética. Desta forma, deve-se realizar uma avaliação minuciosa levando em consideração tanto os aspectos cinéticos quanto cinemáticos, porque só assim se consegue o equilíbrio necessário para a função normal do membro superior.Universidade Católica de Brasília2010-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/129710.31501/rbcm.v17i4.1297Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 4 (2009); 91-980103-171610.31501/rbcm.v17i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1297/1433Copyright (c) 2011 Marcelo Peduzzi de Castro, Daniela Aldabeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Marcelo Peduzzi deAldabe, Daniela2024-03-07T19:45:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1297Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:14Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
title MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
spellingShingle MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
Castro, Marcelo Peduzzi de
ritmo escapuloumeral
movimento escapular
disfunção escapular
title_short MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
title_full MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
title_fullStr MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
title_full_unstemmed MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
title_sort MOVIMENTO ESCAPULAR: PADRÃO DE NORMALIDADE E SUAS ALTERAÇÕES NA DISFUNÇÃO
author Castro, Marcelo Peduzzi de
author_facet Castro, Marcelo Peduzzi de
Aldabe, Daniela
author_role author
author2 Aldabe, Daniela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marcelo Peduzzi de
Aldabe, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv ritmo escapuloumeral
movimento escapular
disfunção escapular
topic ritmo escapuloumeral
movimento escapular
disfunção escapular
description O conhecimento do exato papel da escápula em relação à função do membro superior é de extrema importância para compreensão do movimento humano, assim como, para entendermos as conseqüências e os motivos das alterações em seu padrão de normalidade. Neste sentido, muitos trabalhos vêm sendo realizados visando esclarecer o padrão de movimento normal, as estruturas que estão relacionadas a este padrão e as possíveis causas das disfunções, além de investigar as implicações causadas por tais disfunções em outras estruturas; entretanto, tais idéias são apresentadas de maneira fragmentada. Assim, a proposta do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a função da escápula e suas alterações na disfunção. Para isso, foi realizada uma busca na base de dados da PubMed por “scapulohumeral rhythm”, “scapular motion” e “scapular disfunction”, onde foram selecionados artigos entre 2000 e 2006. Os artigos selecionados foram analisados a fim de relacionar as evidências encontradas em uma idéia global. Nota-se que uma série de estruturas necessitam estar em pleno equilíbrio para manter o padrão cinético e cinemático normal. Uma alteração cinética geralmente acaba promovendo uma alteração cinemática, da mesma forma que a alteração cinemática impõe grande influência para promover uma alteração cinética. Desta forma, deve-se realizar uma avaliação minuciosa levando em consideração tanto os aspectos cinéticos quanto cinemáticos, porque só assim se consegue o equilíbrio necessário para a função normal do membro superior.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1297
10.31501/rbcm.v17i4.1297
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1297
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v17i4.1297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1297/1433
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Marcelo Peduzzi de Castro, Daniela Aldabe
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Marcelo Peduzzi de Castro, Daniela Aldabe
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 4 (2009); 91-98
0103-1716
10.31501/rbcm.v17i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117889269760