O ENSINO DA MOTRICIDADE HUMANA NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1097 |
Resumo: | RESUMO . O presente estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos docentes sobre a inserção da Motricidade Humana nos currículos dos cursos de Licenciatura Plena em Educação Física, no processo de formação do profissional da área . Material e Métodos: A trajetória metodológica adotada foi de corte transversal, descritivo direcionado a um estudo de campo , com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por quarenta professores licenciados em Educação Física docentes nos municípios de Tucurui,Breu Branco e Repartimento. O instrumento para o levantamento das informações foi um questionário contendo quatro perguntas abertas acerca da inserção da Motricidade Humana nos currículos dos Cursos /de Licenciatura Plena em Educação Física. Para análise dos dados os procedimentos técnicos incluíram a tabulação qualitativa das informações citadas nos questionários e associações com dados da literatura científica, e quantitativa por meio da observação percentual dos conceitos inseridos nas respostas expostas, e que para fins estatísticos foram agrupadas, categorizadas e discutidas através de gráficos elaborados na planilha do Microsoft Office Excel 2003. Resultados: (40%) entenderam que a presença da motricidade humana no currículo permite o estudo do corpo com mais consciência; (25%) afirmam que a M.H.é imprescindível para o currículo da Educação Física .Em relação o currículo abordar de maneira eficiente os temas da Motricidade Humana no processo de formação profissional, 25% responderam que há ausência de discussão no currículo; para 25,0% há ausência da disciplina Motricidade Humana. No tocante a necessidade da Motricidade Humana ser incluída na estrutura curricular; 25% justificaram a necessidade para o do estudo do corpo; 30% para uma interação dos processos biológicos com os valores sócio-culturais. No que diz respeito a Educação Física tender a considerar efetivamente os princípios da M.H.;60% acreditam que já há bastantes estudos na área e 40,0% acredita que precisa-se intensificar estudos e discussões. Após os resultados e discussões dos dados coletados, verificou-se que a Motricidade Humana é um elemento imprescindível, pois trata -se da base curricular para o curso de Educação Física. Desta forma, a maioria acredita que a Motricidade Humana precisa estar inserida nos currículos para formação do profissional de Educação Física. Palavras-chave: Motricidade Humana. Matriz Curricular. Educação Física. |
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O ENSINO DA MOTRICIDADE HUMANA NOS CURRICULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICAMotricidade Humana. Matriz Curricular. Educação Física.RESUMO . O presente estudo teve como objetivo investigar a compreensão dos docentes sobre a inserção da Motricidade Humana nos currículos dos cursos de Licenciatura Plena em Educação Física, no processo de formação do profissional da área . Material e Métodos: A trajetória metodológica adotada foi de corte transversal, descritivo direcionado a um estudo de campo , com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por quarenta professores licenciados em Educação Física docentes nos municípios de Tucurui,Breu Branco e Repartimento. O instrumento para o levantamento das informações foi um questionário contendo quatro perguntas abertas acerca da inserção da Motricidade Humana nos currículos dos Cursos /de Licenciatura Plena em Educação Física. Para análise dos dados os procedimentos técnicos incluíram a tabulação qualitativa das informações citadas nos questionários e associações com dados da literatura científica, e quantitativa por meio da observação percentual dos conceitos inseridos nas respostas expostas, e que para fins estatísticos foram agrupadas, categorizadas e discutidas através de gráficos elaborados na planilha do Microsoft Office Excel 2003. Resultados: (40%) entenderam que a presença da motricidade humana no currículo permite o estudo do corpo com mais consciência; (25%) afirmam que a M.H.é imprescindível para o currículo da Educação Física .Em relação o currículo abordar de maneira eficiente os temas da Motricidade Humana no processo de formação profissional, 25% responderam que há ausência de discussão no currículo; para 25,0% há ausência da disciplina Motricidade Humana. No tocante a necessidade da Motricidade Humana ser incluída na estrutura curricular; 25% justificaram a necessidade para o do estudo do corpo; 30% para uma interação dos processos biológicos com os valores sócio-culturais. No que diz respeito a Educação Física tender a considerar efetivamente os princípios da M.H.;60% acreditam que já há bastantes estudos na área e 40,0% acredita que precisa-se intensificar estudos e discussões. Após os resultados e discussões dos dados coletados, verificou-se que a Motricidade Humana é um elemento imprescindível, pois trata -se da base curricular para o curso de Educação Física. Desta forma, a maioria acredita que a Motricidade Humana precisa estar inserida nos currículos para formação do profissional de Educação Física. Palavras-chave: Motricidade Humana. Matriz Curricular. Educação Física.Universidade Católica de Brasília2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/109710.18511/rbcm.v18i2.1097Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 18 n. 2 (2010); 19-250103-171610.31501/rbcm.v18i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1097/1671Bugarim, Maria Conceição Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:59Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1097Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:59Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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