REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Luis Otávio Teles
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Golin, Carlo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533
Resumo: O artigo associa a área de Educação Física fazendo uma reflexão sociológica sobre o conceito de habitus relacionado as diferentes práticas de atividades físicas, baseado na teoria de Pierre Bourdieu, os quais são incorporados nesta discussão. O trabalho está orientado numa perspectiva sociológica, mostrando dificuldades em relação as análises puramente individualistas da formação do habitus. O conceito adotado e trabalhado (habitus) envolve inúmeras dimensões coletivas (sociais, culturais, históricas, pedagógicas...) sobre alteração no estilo de vida, especialmente quanto ao incentivo e incremento da prática regulares de atividades físicas. Deste modo, o objetivo do texto foi discutir e contribuir para reflexão sociológica sobre quais seriam os caminhos e a constituição dos hábitos regulares para a realização de atividades físicas. Foi possível indicar aos profissionais de Educação Física uma maior atenção aos múltiplos aspectos que perpassam as questões da criação do habitus, sobretudo quanto as atividades físicas regulares e as suas disposições, adquiridas e consolidadas.
id UCB-5_1b1cf67c642b9be3feabf4d872751901
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6533
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICAHabitus. Educação Física. Educação.O artigo associa a área de Educação Física fazendo uma reflexão sociológica sobre o conceito de habitus relacionado as diferentes práticas de atividades físicas, baseado na teoria de Pierre Bourdieu, os quais são incorporados nesta discussão. O trabalho está orientado numa perspectiva sociológica, mostrando dificuldades em relação as análises puramente individualistas da formação do habitus. O conceito adotado e trabalhado (habitus) envolve inúmeras dimensões coletivas (sociais, culturais, históricas, pedagógicas...) sobre alteração no estilo de vida, especialmente quanto ao incentivo e incremento da prática regulares de atividades físicas. Deste modo, o objetivo do texto foi discutir e contribuir para reflexão sociológica sobre quais seriam os caminhos e a constituição dos hábitos regulares para a realização de atividades físicas. Foi possível indicar aos profissionais de Educação Física uma maior atenção aos múltiplos aspectos que perpassam as questões da criação do habitus, sobretudo quanto as atividades físicas regulares e as suas disposições, adquiridas e consolidadas.Universidade Católica de Brasília2016-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto nao Avaliado por ParesAnálise Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/653310.18511/rbcm.v24i3.6533Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 3 (2016); 158-1660103-171610.31501/rbcm.v24i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533/4617https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533/9357Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssumpção, Luis Otávio TelesGolin, Carlo Henrique2017-01-04T10:08:06Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6533Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2017-01-04T10:08:06Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
title REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
spellingShingle REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
Assumpção, Luis Otávio Teles
Habitus. Educação Física. Educação.
title_short REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
title_full REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
title_fullStr REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
title_full_unstemmed REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
title_sort REFLEXÃO SOCIOLÓGICA SOBRE O CONCEITO DE HABITUS RELACIONADO À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA
author Assumpção, Luis Otávio Teles
author_facet Assumpção, Luis Otávio Teles
Golin, Carlo Henrique
author_role author
author2 Golin, Carlo Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Luis Otávio Teles
Golin, Carlo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Habitus. Educação Física. Educação.
topic Habitus. Educação Física. Educação.
description O artigo associa a área de Educação Física fazendo uma reflexão sociológica sobre o conceito de habitus relacionado as diferentes práticas de atividades físicas, baseado na teoria de Pierre Bourdieu, os quais são incorporados nesta discussão. O trabalho está orientado numa perspectiva sociológica, mostrando dificuldades em relação as análises puramente individualistas da formação do habitus. O conceito adotado e trabalhado (habitus) envolve inúmeras dimensões coletivas (sociais, culturais, históricas, pedagógicas...) sobre alteração no estilo de vida, especialmente quanto ao incentivo e incremento da prática regulares de atividades físicas. Deste modo, o objetivo do texto foi discutir e contribuir para reflexão sociológica sobre quais seriam os caminhos e a constituição dos hábitos regulares para a realização de atividades físicas. Foi possível indicar aos profissionais de Educação Física uma maior atenção aos múltiplos aspectos que perpassam as questões da criação do habitus, sobretudo quanto as atividades físicas regulares e as suas disposições, adquiridas e consolidadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto nao Avaliado por Pares
Análise Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533
10.18511/rbcm.v24i3.6533
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v24i3.6533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533/4617
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/6533/9357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 24 n. 3 (2016); 158-166
0103-1716
10.31501/rbcm.v24i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304120318820352