PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271
Resumo: Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes.
id UCB-5_2ab321ec29ea19b8699f6cb87002e0b5
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5271
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23Artes marciais Ensino Prática pedagógica Contextos não formais.Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes.Universidade Católica de Brasília2015-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Pesquisa de campo; Pesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/527110.18511/rbcm.v23i1.5271Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 12-230103-171610.31501/rbcm.v23i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/3712https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/8867Rufino, Luiz Gustavo BonattoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:25Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5271Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:25Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
title PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Artes marciais
Ensino
Prática pedagógica
Contextos não formais.
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
author Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
author_facet Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Artes marciais
Ensino
Prática pedagógica
Contextos não formais.
topic Artes marciais
Ensino
Prática pedagógica
Contextos não formais.
description Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal; Pesquisa de campo; Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271
10.18511/rbcm.v23i1.5271
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v23i1.5271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/3712
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/8867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 12-23
0103-1716
10.31501/rbcm.v23i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119782998016