PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271 |
Resumo: | Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes. |
id |
UCB-5_2ab321ec29ea19b8699f6cb87002e0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5271 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23Artes marciais Ensino Prática pedagógica Contextos não formais.Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes.Universidade Católica de Brasília2015-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Pesquisa de campo; Pesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/527110.18511/rbcm.v23i1.5271Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 12-230103-171610.31501/rbcm.v23i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/3712https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/8867Rufino, Luiz Gustavo BonattoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:25Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5271Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:25Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Artes marciais Ensino Prática pedagógica Contextos não formais. |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS LUTAS NO BRASIL: ANÁLISE DE CONTEXTOS NÃO FORMAIS DE ENSINO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p12-23 |
author |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto |
author_facet |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes marciais Ensino Prática pedagógica Contextos não formais. |
topic |
Artes marciais Ensino Prática pedagógica Contextos não formais. |
description |
Este estudo analisou a prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino no Brasil, por meio de observações e entrevistas com professores experientes nas seguintes práticas corporais: karatê, judô, jiu jitsu e kung fu. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo, cruzando as informações adquiras com os instrumentos utilizados e alocados nas categorias: rituais e cerimônias, tradição e disciplina, procedimentos de ensino, diferenciações no ensino de crianças e adultos e conformismo, criticidade e criatividade. De modo geral, as lutas são ensinadas privilegiando a repetição de gestos técnicos, não concentrando o processo nos praticantes que se-movimentam. Para que o ensino dessas modalidades seja mais crítico e criativo é necessário transformar determinadas condutas tradicionalmente construídas, permitindo que o ensino das lutas contribua para a formação e o desenvolvimento crítico de seus praticantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal; Pesquisa de campo; Pesquisa Qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271 10.18511/rbcm.v23i1.5271 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v23i1.5271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/3712 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5271/8867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 1 (2015); 12-23 0103-1716 10.31501/rbcm.v23i1 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119782998016 |