ANÁLISE COMPARATIVA DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE TAEKWONDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Osvaldo Tadeu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/11887
Resumo: Estudos científicos que investigaram a influência da pratica de exercício sobre o equilíbrio, evidenciam que a prática de exercício pode ser considerada uma estratégia benéfica no desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais. O objetivo do presente estudo foi comparar o equilíbrio estático e dinâmico em crianças praticantes e não praticantes de taekwondo. Foi utilizado o método de pesquisa experimental com corte transversal. Participaram do estudo 20 crianças do gênero masculino, com idade entre 10 e 11 anos, participantes de projeto social e alunos de escola municipal. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC, n=10) e Grupo Taekwondo (GT, n=10) após a aplicação do questionário de atividade física e sedentarismo. Para a avaliação de equilíbrio foram utilizados os testes de equilíbrio estático (Flamingo Balance test) e dinâmico (Star Excursion Balance test). Para a comparação do equilíbrio estático e dinâmico entre os grupos foi utilizado o teste t de Student independente. Os resultados confirmaram diferença significante entre os grupos no equilíbrio estático lado direito (GC=18,5 ± 8,42 e GT=4,4 ± 2,3, p=0,0007) e lado esquerdo (GC=16,0 ± 8,31 e GT=4,9 ± 2,8, p=0,004). No equilíbrio dinâmico tambem foi encontrada diferença significante entre os grupos em todas as direções avaliadas do lado direito (Anterior p=0,0006, Lateral p=0,0003, Posterior p=0,01 e Medial p=0,0002) e no lado esquerdo (Anterior p=0,0003, Lateral p=0,01, Posterior p=0,01 e Medial p=0,01). Conclui-se que crianças praticantes de taekwondo apresentam melhor equilíbrio estático e dinâmico quando comparada a crianças com baixo nível de atividade física e sedentárias.
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