Efeito da prática na coordenação do chute de taekwondo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16053 |
Resumo: | Resumo: Para Bernstein (1967), a solução do problema dos graus de liberdade (GL) seria congelar e reduzir o número de GL a serem controlados Com o efeito da prática, os GL seriam gradativamente descongelados e mais explorados Estudos têm demostrado que tanto a estratégia de congelamento/descongelamento quanto a de descongelamento/congelamento dos GL podem ser utilizadas no início da aprendizagem e que a estratégia a ser explorada é dependente da habilidade e de seu objetivo Entretanto, não há evidências que demonstrem em quais classes de habilidades e objetivos estas estratégias seriam aproveitadas O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da prática na coordenação e na reorganização dos GL durante o aprendizado de uma habilidade discreta contendo objetivo de velocidade e acurácia do movimento (chute Dwit Chagi do Taekwondo) Treze participantes com idade média de 2 anos formaram o grupo de inexperientes (GI) Estes realizaram 18 sessões práticas, totalizando 72 repetições do chute, e foram avaliados por meio de cinemetria (pré-teste, pós-teste e retenção) Onze atletas de Taekwondo com idade média de 21 anos formaram o grupo de experientes (GE) que foi utilizado como parâmetro para avaliação das alterações no chute do GI Contrariamente à hipótese de Bernstein, o GI congelou os GL durante toda a aprendizagem, reduzindo a amplitude de movimento articular do joelho Correlações moderadas e fortes entre as articulações adjacentes demonstraram que a coordenação interarticular em fase não se alterou durante a aprendizagem do chute A análise do chute do GE demonstrou que o padrão de movimento do GI foi similar ao dos experientes desde o início da prática e que após anos de prática os experientes também exploram a estratégia do congelamento dos GL Assim, a prática não alterou a coordenação interarticular do chute Dwit Chagi e a estratégia de reorganização dos GL durante o processo de aprendizagem de habilidades discretas com objetivo de velocidade e acurácia do movimento parece ser o descongelamento/congelamento dos GL |
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Efeito da prática na coordenação do chute de taekwondoTaekwondoAprendizagem motoraGrau de liberdadeCapacidade motoraMotor learningResumo: Para Bernstein (1967), a solução do problema dos graus de liberdade (GL) seria congelar e reduzir o número de GL a serem controlados Com o efeito da prática, os GL seriam gradativamente descongelados e mais explorados Estudos têm demostrado que tanto a estratégia de congelamento/descongelamento quanto a de descongelamento/congelamento dos GL podem ser utilizadas no início da aprendizagem e que a estratégia a ser explorada é dependente da habilidade e de seu objetivo Entretanto, não há evidências que demonstrem em quais classes de habilidades e objetivos estas estratégias seriam aproveitadas O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da prática na coordenação e na reorganização dos GL durante o aprendizado de uma habilidade discreta contendo objetivo de velocidade e acurácia do movimento (chute Dwit Chagi do Taekwondo) Treze participantes com idade média de 2 anos formaram o grupo de inexperientes (GI) Estes realizaram 18 sessões práticas, totalizando 72 repetições do chute, e foram avaliados por meio de cinemetria (pré-teste, pós-teste e retenção) Onze atletas de Taekwondo com idade média de 21 anos formaram o grupo de experientes (GE) que foi utilizado como parâmetro para avaliação das alterações no chute do GI Contrariamente à hipótese de Bernstein, o GI congelou os GL durante toda a aprendizagem, reduzindo a amplitude de movimento articular do joelho Correlações moderadas e fortes entre as articulações adjacentes demonstraram que a coordenação interarticular em fase não se alterou durante a aprendizagem do chute A análise do chute do GE demonstrou que o padrão de movimento do GI foi similar ao dos experientes desde o início da prática e que após anos de prática os experientes também exploram a estratégia do congelamento dos GL Assim, a prática não alterou a coordenação interarticular do chute Dwit Chagi e a estratégia de reorganização dos GL durante o processo de aprendizagem de habilidades discretas com objetivo de velocidade e acurácia do movimento parece ser o descongelamento/congelamento dos GLDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: For Bernstein (1967), the solution to the problem of degrees of freedom (DF) would be to freeze and reduce the number of DF to be controlled With the practice effect, DFs would be gradually thawed and more exploited Studies have shown that both strategy the freezing/thawing and the thawing/freezing of DF can be used at the beginning of the learning process and that the strategy to be explored depends on the skill and its purpose However, there is no evidence that demonstrates in which classes of skill and its purpose these strategies would be use The objective of this study was to analyze the effect of the practice in the coordination and the reorganization of the DF during the learning of a discrete skill with speed and accuracy of the movement as its purpose (Taekwondo back kick) Thirteen participants with a mean age of 2 years formed the group of inexperienced (GI) They performed 18 practice sessions, totaling 72 repetitions of the kick, and were evaluated by means of cinemetry (pre-test, post-test and retention) Eleven Taekwondo athletes with a mean age of 21 years formed the group of experienced (GE) that was used as a parameter to evaluate the changes in the GI’s kick Contrary to Bernstein's hypothesis, GI froze DFs throughout learning, reducing knee joint range of motion Moderate and strong correlations between the adjacent joints demonstrated that the in phase inter joints coordination did not change during the learning of the kick The GE’s kick analysis demonstrated that the movement pattern of the GI’s kick was similar to the experienced ones since the beginning of the practice and that after years of practice the experts explore the freeing DF strategy too Thus, the practice did not alter the back kick inter joint coordination and the strategy of DF reorganization during the process of learning discrete skills with speed and accuracy of movement as its purpose seems to be the thawing/freezing of DFOkazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]Dascal, Juliana BayeuxUgrinowitsch, HerbertGuimarães, Anderson Nascimento2024-05-01T14:59:53Z2024-05-01T14:59:53Z2017.0004.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16053porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16053Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - 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