O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signorelli Miguel, Rebeca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Prodócimo, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602
Resumo: O ano de 2014 foi marcado, no Brasil, pela ocorrência da Copa do Mundo, que teve como sede 12 cidades brasileiras e como sub-sedes algumas outras que receberam seleções nacionais para se hospedarem e treinarem durante o evento, que durou aproximadamente um mês. O presente artigo apresenta investigações e análises sobre relações entre as instituições escola e esporte em momento de megaevento esportivo em solo brasileiro. O estudo das instituições e suas legitimações, e suas formas de consolidação na sociedade, embasam as análises e investigações de alguns impactos da Copa do Mundo de 2014 na educação pública brasileira. O objetivo do artigo, portanto, é refletir sobre as relações entre escola e esporte a partir de projetos que tematizaram a Copa do Mundo em uma rede municipal de educação em 2014 no Brasil. A pesquisa, qualitativa, foi realizada por meio da análise de documentos públicos e comunicados oficiais direcionados às escolas de uma cidade do interior de São Paulo durante 2014, o que é denominado de pesquisa documental; e, da pesquisa de campo, que possibilitou a vivência da realidade em relação aos projetos para além dos documentos (implementação, recepção, desenvolvimento). Constatou-se a presença de projetos destinados à educação que tematizavam o megaevento, explicitando a relação entre as instituições esporte e escola. Foi possível perceber as maneiras que as/os professoras/es são localizadas/os em meio à elaboração, desenvolvimento e resultados dos projetos anunciados. E que a iniciativa em apresentar projetos com a temática para as unidades educacionais, advindas da prefeitura, era mais importante do que o desenvolvimento real destes mesmos projetos.
id UCB-5_3b351dd1454bfbb50871fe13f98c6fcc
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9602
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASILEsportes Copa do Mundo EscolaO ano de 2014 foi marcado, no Brasil, pela ocorrência da Copa do Mundo, que teve como sede 12 cidades brasileiras e como sub-sedes algumas outras que receberam seleções nacionais para se hospedarem e treinarem durante o evento, que durou aproximadamente um mês. O presente artigo apresenta investigações e análises sobre relações entre as instituições escola e esporte em momento de megaevento esportivo em solo brasileiro. O estudo das instituições e suas legitimações, e suas formas de consolidação na sociedade, embasam as análises e investigações de alguns impactos da Copa do Mundo de 2014 na educação pública brasileira. O objetivo do artigo, portanto, é refletir sobre as relações entre escola e esporte a partir de projetos que tematizaram a Copa do Mundo em uma rede municipal de educação em 2014 no Brasil. A pesquisa, qualitativa, foi realizada por meio da análise de documentos públicos e comunicados oficiais direcionados às escolas de uma cidade do interior de São Paulo durante 2014, o que é denominado de pesquisa documental; e, da pesquisa de campo, que possibilitou a vivência da realidade em relação aos projetos para além dos documentos (implementação, recepção, desenvolvimento). Constatou-se a presença de projetos destinados à educação que tematizavam o megaevento, explicitando a relação entre as instituições esporte e escola. Foi possível perceber as maneiras que as/os professoras/es são localizadas/os em meio à elaboração, desenvolvimento e resultados dos projetos anunciados. E que a iniciativa em apresentar projetos com a temática para as unidades educacionais, advindas da prefeitura, era mais importante do que o desenvolvimento real destes mesmos projetos.Universidade Católica de Brasília2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/960210.31501/rbcm.v27i2.9602Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 143-1540103-171610.31501/rbcm.v27i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/6205https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10071https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10072https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10073Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSignorelli Miguel, RebecaProdócimo, Elaine2020-04-07T17:20:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9602Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-07T17:20:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
title O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
spellingShingle O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
Signorelli Miguel, Rebeca
Esportes
Copa do Mundo
Escola
title_short O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
title_full O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
title_fullStr O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
title_full_unstemmed O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
title_sort O ESPORTE, SUAS LEGITIMAÇÕES E RELAÇÕES COM A ESCOLA EM MOMENTO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL
author Signorelli Miguel, Rebeca
author_facet Signorelli Miguel, Rebeca
Prodócimo, Elaine
author_role author
author2 Prodócimo, Elaine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Signorelli Miguel, Rebeca
Prodócimo, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes
Copa do Mundo
Escola
topic Esportes
Copa do Mundo
Escola
description O ano de 2014 foi marcado, no Brasil, pela ocorrência da Copa do Mundo, que teve como sede 12 cidades brasileiras e como sub-sedes algumas outras que receberam seleções nacionais para se hospedarem e treinarem durante o evento, que durou aproximadamente um mês. O presente artigo apresenta investigações e análises sobre relações entre as instituições escola e esporte em momento de megaevento esportivo em solo brasileiro. O estudo das instituições e suas legitimações, e suas formas de consolidação na sociedade, embasam as análises e investigações de alguns impactos da Copa do Mundo de 2014 na educação pública brasileira. O objetivo do artigo, portanto, é refletir sobre as relações entre escola e esporte a partir de projetos que tematizaram a Copa do Mundo em uma rede municipal de educação em 2014 no Brasil. A pesquisa, qualitativa, foi realizada por meio da análise de documentos públicos e comunicados oficiais direcionados às escolas de uma cidade do interior de São Paulo durante 2014, o que é denominado de pesquisa documental; e, da pesquisa de campo, que possibilitou a vivência da realidade em relação aos projetos para além dos documentos (implementação, recepção, desenvolvimento). Constatou-se a presença de projetos destinados à educação que tematizavam o megaevento, explicitando a relação entre as instituições esporte e escola. Foi possível perceber as maneiras que as/os professoras/es são localizadas/os em meio à elaboração, desenvolvimento e resultados dos projetos anunciados. E que a iniciativa em apresentar projetos com a temática para as unidades educacionais, advindas da prefeitura, era mais importante do que o desenvolvimento real destes mesmos projetos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602
10.31501/rbcm.v27i2.9602
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i2.9602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/6205
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10071
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10072
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9602/10073
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 143-154
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121264635904