A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Rodrigues, Gilson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ontañón Barragán, Teresa, Bortoleto, Marco Antonio Coelho, Prodocimo, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10584
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar um projeto de extensão universitária em atividade desde 2006 e cujo intuito reside no oferecimento de atividades circenses para crianças de 6 a 12 anos nas dependências de uma Universidade pública brasileira no interior do estado de São Paulo. Considerando que se trata de um projeto consolidado, em curso há mais de 10 anos, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de observações de campo durante um semestre de atividades (16 encontros) e entrevistas semiestruturadas com os monitores e com o coordenador do projeto. Os resultados apontam aulas ministrados por educadores em formação acadêmica (graduados e pós-graduandos em Educação Física) sendo suplantados por um coletivo de estudiosos do Circo (artistas, historiadores, pedagogos), atividades e ações pedagógicas orientadas por uma diversidade de fontes de conhecimentos e (re)ações discentes em acordo com as proposições educativas do projeto. A ludicidade dos jogos e brincadeiras, a aceitação das diferenças e o contato com a diversidade de práticas circenses atreladas à expressividade, criatividade e criticidade foram elementos que permearam o projeto e configuram-se em princípios a serem extrapolados (adaptados e/ou inspiradores) para outras iniciativas com a pedagogia das atividades circenses. Por fim, ressaltamos, a partir dos resultados observados e das proposições apresentadas, que a desejada composição arte circense/Educação Física escolar dá azo ao tensionamento de uma educação demasiada informativa, opinativa e imediatista. De resto, vale a menção de que está em jogo o desafio aos professores de Educação Física por engendrar gretas para a temática circense em suas propostas curriculares.
id UCB-5_3c136a63031d4fbc42e3c52d8e0d9c18
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10584
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVOPedagogia Circo Educação Universidade.O objetivo do presente estudo foi analisar um projeto de extensão universitária em atividade desde 2006 e cujo intuito reside no oferecimento de atividades circenses para crianças de 6 a 12 anos nas dependências de uma Universidade pública brasileira no interior do estado de São Paulo. Considerando que se trata de um projeto consolidado, em curso há mais de 10 anos, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de observações de campo durante um semestre de atividades (16 encontros) e entrevistas semiestruturadas com os monitores e com o coordenador do projeto. Os resultados apontam aulas ministrados por educadores em formação acadêmica (graduados e pós-graduandos em Educação Física) sendo suplantados por um coletivo de estudiosos do Circo (artistas, historiadores, pedagogos), atividades e ações pedagógicas orientadas por uma diversidade de fontes de conhecimentos e (re)ações discentes em acordo com as proposições educativas do projeto. A ludicidade dos jogos e brincadeiras, a aceitação das diferenças e o contato com a diversidade de práticas circenses atreladas à expressividade, criatividade e criticidade foram elementos que permearam o projeto e configuram-se em princípios a serem extrapolados (adaptados e/ou inspiradores) para outras iniciativas com a pedagogia das atividades circenses. Por fim, ressaltamos, a partir dos resultados observados e das proposições apresentadas, que a desejada composição arte circense/Educação Física escolar dá azo ao tensionamento de uma educação demasiada informativa, opinativa e imediatista. De resto, vale a menção de que está em jogo o desafio aos professores de Educação Física por engendrar gretas para a temática circense em suas propostas curriculares.Universidade Católica de Brasília2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1058410.31501/rbcm.v28i2.10584Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 2 (2020)0103-171610.31501/rbcm.v28i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10584/6938Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Rodrigues, GilsonOntañón Barragán, TeresaBortoleto, Marco Antonio CoelhoProdocimo, Elaine2020-08-10T19:44:04Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10584Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-08-10T19:44:04Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
title A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
spellingShingle A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
Santos Rodrigues, Gilson
Pedagogia
Circo
Educação
Universidade.
title_short A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
title_full A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
title_fullStr A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
title_full_unstemmed A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
title_sort A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO
author Santos Rodrigues, Gilson
author_facet Santos Rodrigues, Gilson
Ontañón Barragán, Teresa
Bortoleto, Marco Antonio Coelho
Prodocimo, Elaine
author_role author
author2 Ontañón Barragán, Teresa
Bortoleto, Marco Antonio Coelho
Prodocimo, Elaine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Rodrigues, Gilson
Ontañón Barragán, Teresa
Bortoleto, Marco Antonio Coelho
Prodocimo, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Circo
Educação
Universidade.
topic Pedagogia
Circo
Educação
Universidade.
description O objetivo do presente estudo foi analisar um projeto de extensão universitária em atividade desde 2006 e cujo intuito reside no oferecimento de atividades circenses para crianças de 6 a 12 anos nas dependências de uma Universidade pública brasileira no interior do estado de São Paulo. Considerando que se trata de um projeto consolidado, em curso há mais de 10 anos, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de observações de campo durante um semestre de atividades (16 encontros) e entrevistas semiestruturadas com os monitores e com o coordenador do projeto. Os resultados apontam aulas ministrados por educadores em formação acadêmica (graduados e pós-graduandos em Educação Física) sendo suplantados por um coletivo de estudiosos do Circo (artistas, historiadores, pedagogos), atividades e ações pedagógicas orientadas por uma diversidade de fontes de conhecimentos e (re)ações discentes em acordo com as proposições educativas do projeto. A ludicidade dos jogos e brincadeiras, a aceitação das diferenças e o contato com a diversidade de práticas circenses atreladas à expressividade, criatividade e criticidade foram elementos que permearam o projeto e configuram-se em princípios a serem extrapolados (adaptados e/ou inspiradores) para outras iniciativas com a pedagogia das atividades circenses. Por fim, ressaltamos, a partir dos resultados observados e das proposições apresentadas, que a desejada composição arte circense/Educação Física escolar dá azo ao tensionamento de uma educação demasiada informativa, opinativa e imediatista. De resto, vale a menção de que está em jogo o desafio aos professores de Educação Física por engendrar gretas para a temática circense em suas propostas curriculares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10584
10.31501/rbcm.v28i2.10584
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10584
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v28i2.10584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/10584/6938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 28 n. 2 (2020)
0103-1716
10.31501/rbcm.v28i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121708183552