O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857 |
Resumo: | A extensão universitária é reconhecida como um dos três pilares da Educação Superior Brasileira, representando um importante espaço de formação e de aproximação entre a universidade e a sociedade. Este artigo objetiva discutir o papel educativo e formativo da extensão através do projeto “Atividades Circenses para Crianças”, oferecido semestralmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP desde 2006. Os resultados apontam que o projeto vem contribuindo para um maior debate sobre a educação artístico-corporal e, consequentemente, para o fomento da criatividade, expressividade e ludicidade tanto para os participantes, como entre os graduandos dessa faculdade, produzindo, assim, maior coerência e coesão entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão nesse âmbito. |
id |
UFG-4_50e5f46b594d953253d2af55beeebfc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35857 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSESExtensão Universitária – ComunitáriaCircoEducação FísicaEducação estéticaExtensão UniversitáriaA extensão universitária é reconhecida como um dos três pilares da Educação Superior Brasileira, representando um importante espaço de formação e de aproximação entre a universidade e a sociedade. Este artigo objetiva discutir o papel educativo e formativo da extensão através do projeto “Atividades Circenses para Crianças”, oferecido semestralmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP desde 2006. Os resultados apontam que o projeto vem contribuindo para um maior debate sobre a educação artístico-corporal e, consequentemente, para o fomento da criatividade, expressividade e ludicidade tanto para os participantes, como entre os graduandos dessa faculdade, produzindo, assim, maior coerência e coesão entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão nesse âmbito.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campo;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3585710.5216/rpp.v19i1.35857Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOntañón Barragán, TeresaSantos Rodrigues, Gilsonda Costa Spolaor, GabrielCoelho Bortoleto, Marco Antonio2016-07-04T13:54:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35857Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.668506Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
title |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
spellingShingle |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES Ontañón Barragán, Teresa Extensão Universitária – Comunitária Circo Educação Física Educação estética Extensão Universitária |
title_short |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
title_full |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
title_fullStr |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
title_sort |
O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES |
author |
Ontañón Barragán, Teresa |
author_facet |
Ontañón Barragán, Teresa Santos Rodrigues, Gilson da Costa Spolaor, Gabriel Coelho Bortoleto, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Santos Rodrigues, Gilson da Costa Spolaor, Gabriel Coelho Bortoleto, Marco Antonio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ontañón Barragán, Teresa Santos Rodrigues, Gilson da Costa Spolaor, Gabriel Coelho Bortoleto, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Universitária – Comunitária Circo Educação Física Educação estética Extensão Universitária |
topic |
Extensão Universitária – Comunitária Circo Educação Física Educação estética Extensão Universitária |
description |
A extensão universitária é reconhecida como um dos três pilares da Educação Superior Brasileira, representando um importante espaço de formação e de aproximação entre a universidade e a sociedade. Este artigo objetiva discutir o papel educativo e formativo da extensão através do projeto “Atividades Circenses para Crianças”, oferecido semestralmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP desde 2006. Os resultados apontam que o projeto vem contribuindo para um maior debate sobre a educação artístico-corporal e, consequentemente, para o fomento da criatividade, expressividade e ludicidade tanto para os participantes, como entre os graduandos dessa faculdade, produzindo, assim, maior coerência e coesão entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão nesse âmbito. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Empírica de Campo; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857 10.5216/rpp.v19i1.35857 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i1.35857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857990619136 |