Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Keila Ferrari
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araújo, Paulo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/971
Resumo: O sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para um bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino de sapateado para criança surda. Se o problema para plena realização desta atividade é a deficiência auditiva e dificuldade de percepção rítmica, nosso objetivo específico foi tornar possível o aprendizado do sapateado pela criança surda através da compreensão das estruturas rítmicas e percepção da vibração dos sons feitos pelas batidas dos pés. Recorremos à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. O grupo foi constituído por cinco crianças surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Itu (APADAI). Foi possível observar que mesmo havendo variação entre: experiências anteriores, grau de interesse e repertório motor o grupo executou as atividades atingindo o objetivo desejado ao executar coreografias adaptando-se a um ritmo comum ou satisfatório.
id UCB-5_402a795e1f07e692be85dc87628c2bcb
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/971
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de Ensino de sapateado para Crianças SurdasSapateado Surdez Ritmo EnsinoO sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para um bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino de sapateado para criança surda. Se o problema para plena realização desta atividade é a deficiência auditiva e dificuldade de percepção rítmica, nosso objetivo específico foi tornar possível o aprendizado do sapateado pela criança surda através da compreensão das estruturas rítmicas e percepção da vibração dos sons feitos pelas batidas dos pés. Recorremos à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. O grupo foi constituído por cinco crianças surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Itu (APADAI). Foi possível observar que mesmo havendo variação entre: experiências anteriores, grau de interesse e repertório motor o grupo executou as atividades atingindo o objetivo desejado ao executar coreografias adaptando-se a um ritmo comum ou satisfatório.Universidade Católica de Brasília2009-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/97110.18511/rbcm.v17i1.971Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 1 (2009)0103-171610.31501/rbcm.v17i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/971/926Lopes, Keila FerrariAraújo, Paulo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:44:56Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/971Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:44:56Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
title Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
spellingShingle Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
Lopes, Keila Ferrari
Sapateado
Surdez
Ritmo
Ensino
title_short Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
title_full Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
title_fullStr Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
title_full_unstemmed Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
title_sort Proposta de Ensino de sapateado para Crianças Surdas
author Lopes, Keila Ferrari
author_facet Lopes, Keila Ferrari
Araújo, Paulo Ferreira
author_role author
author2 Araújo, Paulo Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Keila Ferrari
Araújo, Paulo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sapateado
Surdez
Ritmo
Ensino
topic Sapateado
Surdez
Ritmo
Ensino
description O sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para um bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino de sapateado para criança surda. Se o problema para plena realização desta atividade é a deficiência auditiva e dificuldade de percepção rítmica, nosso objetivo específico foi tornar possível o aprendizado do sapateado pela criança surda através da compreensão das estruturas rítmicas e percepção da vibração dos sons feitos pelas batidas dos pés. Recorremos à utilização de um tablado de madeira e de “dicas” visuais, através da adaptação do sistema Khanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e os sons por eles produzidos. O grupo foi constituído por cinco crianças surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de Itu (APADAI). Foi possível observar que mesmo havendo variação entre: experiências anteriores, grau de interesse e repertório motor o grupo executou as atividades atingindo o objetivo desejado ao executar coreografias adaptando-se a um ritmo comum ou satisfatório.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/971
10.18511/rbcm.v17i1.971
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/971
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v17i1.971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/971/926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 17 n. 1 (2009)
0103-1716
10.31501/rbcm.v17i1
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117461450752