EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo analisar os conteúdos da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF). Especificamente, analisou o currículo vivido e o currículo projetado. Participaram do estudo 250 alunos da etapa final do EF, de sete escolas públicas. Os esportes tradicionais (handebol, voleibol, futebol e basquetebol) figuraram tanto como currículo vivido quanto projetado. Entretanto, vários alunos demonstraram interesse em aprender conteúdos pouco trabalhados no currículo vivido (natação, ginástica e tênis de mesa) e conteúdos não trabalhados (dança e lutas). Conclui-se que embora exista uma restrição de conteúdos ensinados, os alunos anseiam por novos conhecimentos relacionados a Cultura Corporal do Movimento, trazendo desafios à esta área. |
id |
UCB-5_65ade49aa225fad411ccf05f1c920c92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4607 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31O estudo teve por objetivo analisar os conteúdos da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF). Especificamente, analisou o currículo vivido e o currículo projetado. Participaram do estudo 250 alunos da etapa final do EF, de sete escolas públicas. Os esportes tradicionais (handebol, voleibol, futebol e basquetebol) figuraram tanto como currículo vivido quanto projetado. Entretanto, vários alunos demonstraram interesse em aprender conteúdos pouco trabalhados no currículo vivido (natação, ginástica e tênis de mesa) e conteúdos não trabalhados (dança e lutas). Conclui-se que embora exista uma restrição de conteúdos ensinados, os alunos anseiam por novos conhecimentos relacionados a Cultura Corporal do Movimento, trazendo desafios à esta área.Universidade Católica de Brasília2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/460710.18511/rbcm.v23i2.4607Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 2 (2015); 22-310103-171610.31501/rbcm.v23i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607/3860https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607/8868Silva, Junior Vagner Pereira daSilva, Luiza Lana Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:08Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4607Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:08Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 Silva, Junior Vagner Pereira da |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO GRANDE/MS - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n2p22-31 |
author |
Silva, Junior Vagner Pereira da |
author_facet |
Silva, Junior Vagner Pereira da Silva, Luiza Lana Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luiza Lana Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Junior Vagner Pereira da Silva, Luiza Lana Gonçalves |
description |
O estudo teve por objetivo analisar os conteúdos da Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental (EF). Especificamente, analisou o currículo vivido e o currículo projetado. Participaram do estudo 250 alunos da etapa final do EF, de sete escolas públicas. Os esportes tradicionais (handebol, voleibol, futebol e basquetebol) figuraram tanto como currículo vivido quanto projetado. Entretanto, vários alunos demonstraram interesse em aprender conteúdos pouco trabalhados no currículo vivido (natação, ginástica e tênis de mesa) e conteúdos não trabalhados (dança e lutas). Conclui-se que embora exista uma restrição de conteúdos ensinados, os alunos anseiam por novos conhecimentos relacionados a Cultura Corporal do Movimento, trazendo desafios à esta área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607 10.18511/rbcm.v23i2.4607 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v23i2.4607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607/3860 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/4607/8868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 2 (2015); 22-31 0103-1716 10.31501/rbcm.v23i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119287021568 |