Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115 |
Resumo: | A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças. |
id |
UCB-5_661289ebd94059823cf10815f701b293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9115 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São PauloEnsino infantil atividade motora desenvolvimento integral infantil.A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/911510.31501/rbcm.v27i4.9115Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 5-120103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/6578https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9992https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9993https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9994https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10104https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10348https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10349Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, KellyCristina Freirede Sousa Junior, João Gurgelde Lima, Mayara MascarenhasTolocka, Rute Estanislava2020-04-03T16:00:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9115Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-03T16:00:03Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
title |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
spellingShingle |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo Siqueira, KellyCristina Freire Ensino infantil atividade motora desenvolvimento integral infantil. |
title_short |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
title_full |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
title_fullStr |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
title_sort |
Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo |
author |
Siqueira, KellyCristina Freire |
author_facet |
Siqueira, KellyCristina Freire de Sousa Junior, João Gurgel de Lima, Mayara Mascarenhas Tolocka, Rute Estanislava |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Junior, João Gurgel de Lima, Mayara Mascarenhas Tolocka, Rute Estanislava |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, KellyCristina Freire de Sousa Junior, João Gurgel de Lima, Mayara Mascarenhas Tolocka, Rute Estanislava |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino infantil atividade motora desenvolvimento integral infantil. |
topic |
Ensino infantil atividade motora desenvolvimento integral infantil. |
description |
A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115 10.31501/rbcm.v27i4.9115 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i4.9115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/6578 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9992 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9993 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9994 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10104 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10348 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 5-12 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121226887168 |