Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, KellyCristina Freire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Sousa Junior, João Gurgel, de Lima, Mayara Mascarenhas, Tolocka, Rute Estanislava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115
Resumo: A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.
id UCB-5_661289ebd94059823cf10815f701b293
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9115
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São PauloEnsino infantil atividade motora desenvolvimento integral infantil.A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.Universidade Católica de Brasília2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversalapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentimage/jpegapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/911510.31501/rbcm.v27i4.9115Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 5-120103-171610.31501/rbcm.v27i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/6578https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9992https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9993https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9994https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10104https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10348https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10349Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, KellyCristina Freirede Sousa Junior, João Gurgelde Lima, Mayara MascarenhasTolocka, Rute Estanislava2020-04-03T16:00:03Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9115Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-03T16:00:03Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
title Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
spellingShingle Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
Siqueira, KellyCristina Freire
Ensino infantil
atividade motora
desenvolvimento integral infantil.
title_short Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
title_full Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
title_fullStr Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
title_full_unstemmed Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
title_sort Rotina pré-escolar e desenvolvimento infantil de crianças atendidas em uma escola pública no interior de São Paulo
author Siqueira, KellyCristina Freire
author_facet Siqueira, KellyCristina Freire
de Sousa Junior, João Gurgel
de Lima, Mayara Mascarenhas
Tolocka, Rute Estanislava
author_role author
author2 de Sousa Junior, João Gurgel
de Lima, Mayara Mascarenhas
Tolocka, Rute Estanislava
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, KellyCristina Freire
de Sousa Junior, João Gurgel
de Lima, Mayara Mascarenhas
Tolocka, Rute Estanislava
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino infantil
atividade motora
desenvolvimento integral infantil.
topic Ensino infantil
atividade motora
desenvolvimento integral infantil.
description A falta de um ambiente específico para a prática de atividades motoras pode acarretar em atrasos no desenvolvimento infantil, dado que este se trata de um processo que pode ser influenciado por diversos fatores internos e externos. É na primeira infância que as mais importantes habilidades são adquiridas, porém, as crianças estão indo cada vez mais cedo para instituições de ensino infantil (IEI) e nelas são expostas a rotinas com poucas possibilidades de movimentos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a rotina escolar de uma IEI e avaliar o desenvolvimento integral e o estado nutricional de seus alunos. Trata-se de um estudo realizado em uma IEI pública, com todas as crianças (17) e seus respectivos pais e responsáveis, os cinco professores e a coordenação da escola. Foram realizadas visitas in locu, reunião com pais e professores, análise de documentos referente a rotina escolar e registro em diários de campo. Para análise do desenvolvimento infantil foi utilizado o teste DENVER II e para o crescimento foram aferidas medidas antropométricas. Observou-se falta de espaço específico para prática de atividades motoras, ausência de atividades para estimular o desenvolvimento motor grosso, insatisfação de pais e professores em relação ao baixo nível de atividade motora na rotina escolar e ao grande tempo destinado a atividades inativas. Encontrou-se 52,9% das crianças com desenvolvimento integral suspeito e 5,9% com risco de sobrepeso, não foi encontrada relação estatística significante entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional. A rotina dessa escola é semelhante a maioria das escolas infantis brasileiras e necessita de mudanças. A falta de atividades motoras dentro da IEI pode estar contribuindo para as suspeitas de atrasos do desenvolvimento global observado, sendo necessários novos estudos, com intervenção motora e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115
10.31501/rbcm.v27i4.9115
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v27i4.9115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/6578
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9992
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9993
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/9994
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10104
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10348
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9115/10349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 4 (2019); 5-12
0103-1716
10.31501/rbcm.v27i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304121226887168