COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mayra Eugenio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marins, João Carlos Bouzas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1613
Resumo: Diferentes modalidades esportivas utilizam a força explosiva de componente vertical como fator determinante do rendimento, entre estas destacam-se principalmente o futebol, voleibol e basquetebol. A potência dos membros inferiores é exigida nestas modalidades especificas onde o nível de força gerado pode ser o diferencial no rendimento do atleta. Assim, o counter movement jump e squat jump ou saltos com contra-movimento e sem contra-movimento, respectivamente, são procedimentos de controle usuais para treinadores, preparadores físicos e fisioterapeutas para determinar a capacidade física de um atleta, para medir o resultado de um programa de formação, e como uma medida funcional de preparação de um atleta para retornar ao esporte após uma lesão. O presente estudo reuniu informações a partir da literatura disponível sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força explosiva de membros inferiores utilizando o counter movement jump e squat jump, identificando os aspectos relacionados à validade, fidedignidade, objetividade, indicações para os mais variados desportos, recomendações metodológicas para sua aplicação e possíveis erros. Assim, oferece ao leitor um levantamento de estudos para compor uma base de dados com valores de referência em diferentes modalidades esportivas.
id UCB-5_6626e0b2cf5ab56a7e96e9ee2747a3a7
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1613
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETASAvaliação física força explosiva salto verticalDiferentes modalidades esportivas utilizam a força explosiva de componente vertical como fator determinante do rendimento, entre estas destacam-se principalmente o futebol, voleibol e basquetebol. A potência dos membros inferiores é exigida nestas modalidades especificas onde o nível de força gerado pode ser o diferencial no rendimento do atleta. Assim, o counter movement jump e squat jump ou saltos com contra-movimento e sem contra-movimento, respectivamente, são procedimentos de controle usuais para treinadores, preparadores físicos e fisioterapeutas para determinar a capacidade física de um atleta, para medir o resultado de um programa de formação, e como uma medida funcional de preparação de um atleta para retornar ao esporte após uma lesão. O presente estudo reuniu informações a partir da literatura disponível sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força explosiva de membros inferiores utilizando o counter movement jump e squat jump, identificando os aspectos relacionados à validade, fidedignidade, objetividade, indicações para os mais variados desportos, recomendações metodológicas para sua aplicação e possíveis erros. Assim, oferece ao leitor um levantamento de estudos para compor uma base de dados com valores de referência em diferentes modalidades esportivas.Universidade Católica de Brasília2012-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/161310.18511/rbcm.v19i4.1613Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 108-1190103-171610.31501/rbcm.v19i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1613/2126Rodrigues, Mayra EugenioMarins, João Carlos Bouzasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:16Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/1613Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:16Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
title COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
spellingShingle COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
Rodrigues, Mayra Eugenio
Avaliação física
força explosiva
salto vertical
title_short COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
title_full COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
title_fullStr COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
title_full_unstemmed COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
title_sort COUNTER MOVEMENT E SQUAT JUMP: ANÁLISE METODOLÓGICA E DADOS NORMATIVOS EM ATLETAS
author Rodrigues, Mayra Eugenio
author_facet Rodrigues, Mayra Eugenio
Marins, João Carlos Bouzas
author_role author
author2 Marins, João Carlos Bouzas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mayra Eugenio
Marins, João Carlos Bouzas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação física
força explosiva
salto vertical
topic Avaliação física
força explosiva
salto vertical
description Diferentes modalidades esportivas utilizam a força explosiva de componente vertical como fator determinante do rendimento, entre estas destacam-se principalmente o futebol, voleibol e basquetebol. A potência dos membros inferiores é exigida nestas modalidades especificas onde o nível de força gerado pode ser o diferencial no rendimento do atleta. Assim, o counter movement jump e squat jump ou saltos com contra-movimento e sem contra-movimento, respectivamente, são procedimentos de controle usuais para treinadores, preparadores físicos e fisioterapeutas para determinar a capacidade física de um atleta, para medir o resultado de um programa de formação, e como uma medida funcional de preparação de um atleta para retornar ao esporte após uma lesão. O presente estudo reuniu informações a partir da literatura disponível sobre os principais aspectos metodológicos envolvidos na mensuração da força explosiva de membros inferiores utilizando o counter movement jump e squat jump, identificando os aspectos relacionados à validade, fidedignidade, objetividade, indicações para os mais variados desportos, recomendações metodológicas para sua aplicação e possíveis erros. Assim, oferece ao leitor um levantamento de estudos para compor uma base de dados com valores de referência em diferentes modalidades esportivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1613
10.18511/rbcm.v19i4.1613
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1613
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i4.1613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1613/2126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 4 (2011); 108-119
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304117914435584