SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773 |
Resumo: | O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol. |
id |
UCB-5_7497e6a16b0fb0338f4410373281f070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2773 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação Física escolar Voleibol Sistematização.O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol.Universidade Católica de Brasília2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/277310.18511/rbcm.v19i2.2773Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 90-1000103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/1904https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8063https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8064https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8090Impolcetto, Fernanda MoretoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:34Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2773Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:34Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Impolcetto, Fernanda Moreto Educação Física escolar Voleibol Sistematização. |
title_short |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Impolcetto, Fernanda Moreto |
author_facet |
Impolcetto, Fernanda Moreto Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Impolcetto, Fernanda Moreto Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Voleibol Sistematização. |
topic |
Educação Física escolar Voleibol Sistematização. |
description |
O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773 10.18511/rbcm.v19i2.2773 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v19i2.2773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/1904 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8063 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8064 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 90-100 0103-1716 10.31501/rbcm.v19i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304118349594624 |