SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Impolcetto, Fernanda Moreto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773
Resumo: O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol.
id UCB-5_7497e6a16b0fb0338f4410373281f070
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2773
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAREducação Física escolar Voleibol Sistematização.O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol.Universidade Católica de Brasília2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/277310.18511/rbcm.v19i2.2773Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 90-1000103-171610.31501/rbcm.v19i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/1904https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8063https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8064https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8090Impolcetto, Fernanda MoretoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:34Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/2773Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:34Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Impolcetto, Fernanda Moreto
Educação Física escolar
Voleibol
Sistematização.
title_short SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DO VOLEIBOL: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Impolcetto, Fernanda Moreto
author_facet Impolcetto, Fernanda Moreto
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Voleibol
Sistematização.
topic Educação Física escolar
Voleibol
Sistematização.
description O voleibol como conteúdo das aulas de Educação Física escolar é constituído de conceitos, fatos, histórias, memórias, da vivência de seus fundamentos, técnicas e táticas e valores que foram construídos e transformados desde sua criação e que, portanto, configuram-se como questões importantes a serem transmitidas nas aulas de Educação Física escolar. Diante dessa perspectiva, interessa saber quais temas da modalidade os professores costumam selecionar para transmitir aos alunos e como organizam/sistematizam esse elemento da cultura corporal ao longo das séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Desse modo, objetivo da presente pesquisa, foi verificar junto a professores de Educação Física escolar quais conteúdos do voleibol são por eles desenvolvidos do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental e a partir dessas informações, sugerir a elaboração de uma proposta de sistematização desses conteúdos ao longo de tais séries escolares. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa baseada no Grupo Focal. Os resultados indicam que os principais temas desenvolvidos nas aulas são: a história da modalidade, os fundamentos técnicos, os sistemas táticos, jogos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, discussões sobre a relação desse esporte com a mídia e o vôlei sentado. A organização dos conteúdos pelas diferentes séries é determinada especialmente pela experiência dos professores, leitura de livros técnicos da modalidade e troca de informações com outros colegas da área. Os professores elaboraram um modelo de sistematização do voleibol para o segundo ciclo do Ensino Fundamental, que se mostra coerente em relação à concepção dos mesmos em oferecer acesso ao conhecimento, vivências e valores do voleibol.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773
10.18511/rbcm.v19i2.2773
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v19i2.2773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/1904
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8063
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8064
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/2773/8090
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 19 n. 2 (2011); 90-100
0103-1716
10.31501/rbcm.v19i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118349594624