EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Eurico Barcelos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Marta Cristina Rodrigues, Katzer, Juliana Izabel, Flôres, Fábio Saraiva, Corazza, Sara Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63 O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da modelagem na aprendizagem da habilidade do chute em meninas, com média de idade de 7,6 ± 0,49 anos. Tarefa requeria que as participantes realizassem chutes em uma goleira com medidas de 110 x 90 cm. Foi utilizada uma bola de futebol (nº 4), indicada para idade, posicionada a uma distância de cinco até a goleira. Foram realizados, um pré-teste, aquisição com 20 tentativas de prática e retenção composta por cinco tentativas. As 33 participantes foram divididas igualmente em três grupos distintos (IV, IVD, DM), com cada grupo recebendo uma forma específica de instrução, as quais foram fornecidas antes da primeira tentativa, na fase de aquisição. Os resultados mostraram benefícios na utilização de demonstrações para a aprendizagem de uma tarefa de chute, em meninas (p=0,043). O uso de demonstrações, somada à prática, fez com que as meninas apresentassem maiores níveis de aprendizagem na tarefa. A partir dos resultados encontrados, evidencia-se a importância da utilização de métodos adequados no aprendizado de habilidades motoras.
id UCB-5_7d3fe86c628d6ed119966eb54e205c9b
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5430
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63Habilidade Motora Aprendizagem CriançasDOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63 O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da modelagem na aprendizagem da habilidade do chute em meninas, com média de idade de 7,6 ± 0,49 anos. Tarefa requeria que as participantes realizassem chutes em uma goleira com medidas de 110 x 90 cm. Foi utilizada uma bola de futebol (nº 4), indicada para idade, posicionada a uma distância de cinco até a goleira. Foram realizados, um pré-teste, aquisição com 20 tentativas de prática e retenção composta por cinco tentativas. As 33 participantes foram divididas igualmente em três grupos distintos (IV, IVD, DM), com cada grupo recebendo uma forma específica de instrução, as quais foram fornecidas antes da primeira tentativa, na fase de aquisição. Os resultados mostraram benefícios na utilização de demonstrações para a aprendizagem de uma tarefa de chute, em meninas (p=0,043). O uso de demonstrações, somada à prática, fez com que as meninas apresentassem maiores níveis de aprendizagem na tarefa. A partir dos resultados encontrados, evidencia-se a importância da utilização de métodos adequados no aprendizado de habilidades motoras.Universidade Católica de Brasília2015-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentalapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/543010.18511/rbcm.v23i4.5430Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 4 (2015); 57-630103-171610.31501/rbcm.v23i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430/4154https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430/8919dos Santos, Eurico Barcelosda Silva, Marta Cristina RodriguesKatzer, Juliana IzabelFlôres, Fábio SaraivaCorazza, Sara Teresinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:26Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5430Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:26Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
title EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
spellingShingle EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
dos Santos, Eurico Barcelos
Habilidade Motora
Aprendizagem
Crianças
title_short EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
title_full EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
title_fullStr EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
title_full_unstemmed EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
title_sort EFEITOS DA MODELAGEM NA APRENDIZAGEM DA HABILIDADE DO CHUTE EM MENINAS DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63
author dos Santos, Eurico Barcelos
author_facet dos Santos, Eurico Barcelos
da Silva, Marta Cristina Rodrigues
Katzer, Juliana Izabel
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
author_role author
author2 da Silva, Marta Cristina Rodrigues
Katzer, Juliana Izabel
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Eurico Barcelos
da Silva, Marta Cristina Rodrigues
Katzer, Juliana Izabel
Flôres, Fábio Saraiva
Corazza, Sara Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade Motora
Aprendizagem
Crianças
topic Habilidade Motora
Aprendizagem
Crianças
description DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n4p57-63 O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da modelagem na aprendizagem da habilidade do chute em meninas, com média de idade de 7,6 ± 0,49 anos. Tarefa requeria que as participantes realizassem chutes em uma goleira com medidas de 110 x 90 cm. Foi utilizada uma bola de futebol (nº 4), indicada para idade, posicionada a uma distância de cinco até a goleira. Foram realizados, um pré-teste, aquisição com 20 tentativas de prática e retenção composta por cinco tentativas. As 33 participantes foram divididas igualmente em três grupos distintos (IV, IVD, DM), com cada grupo recebendo uma forma específica de instrução, as quais foram fornecidas antes da primeira tentativa, na fase de aquisição. Os resultados mostraram benefícios na utilização de demonstrações para a aprendizagem de uma tarefa de chute, em meninas (p=0,043). O uso de demonstrações, somada à prática, fez com que as meninas apresentassem maiores níveis de aprendizagem na tarefa. A partir dos resultados encontrados, evidencia-se a importância da utilização de métodos adequados no aprendizado de habilidades motoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430
10.18511/rbcm.v23i4.5430
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v23i4.5430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430/4154
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5430/8919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 4 (2015); 57-63
0103-1716
10.31501/rbcm.v23i4
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304119801872384