AUTOCONCEITO, IMAGEM CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES PRATICANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E GINÁSTICA RÍTMICA
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12625 |
Resumo: | Objetivo: analisar o autoconceito, a imagem corporal e o nível de atividade física e verificar as relações dessas variáveis com a prática de Educação Física, de dança e de ginástica rítmica (GR), em meninas escolares. Método: participaram 90 escolares do ensino fundamental (7 a 12 anos de idade), classificadas em praticantes de Educação Física escolar somente, de dança e de GR. Utilizou-se um questionário direcionado aos pais e/ou responsáveis sobre o nível econômico; e outro às escolares, com informações de caracterização; autoconceito (EAC-IJ); imagem Corporal (Escala Adaptada de Kakeshita); e atividade física (PAQ-C). Resultados: as escolares apresentaram pontuações baixas para todos os tipos de autoconceito investigados (pessoal, social, escolar e familiar). Houve diferença nas pontuações do autoconceito social em relação às diferentes modalidades praticadas, sendo que as escolares que praticavam Educação Física apresentaram pior autoconceito social comparadas às que praticavam dança e GR. Quanto à imagem corporal, maior parte das praticantes de dança (51,7%) e de Educação Física (58,6%) subestimaram as medidas corporais, enquanto maior parte das praticantes de GR (62,1%) superestimaram as medidas corporais. A maioria das escolares apresentou desejo de diminuir as medidas corporais (62,1%). Não houve associação entre o tipo de modalidade praticada e as variáveis de imagem corporal. Sobre o nível de atividade física, 89% das escolares eram ativas fisicamente. Houve associação do nível de atividade física com o tipo de modalidade praticada, sendo que as praticantes de GR eram mais ativas fisicamente. Conclusão: as escolares, independentemente do tipo de modalidade praticada, apresentaram pontuações baixas nos diferentes tipos de autoconceito, sendo que aquelas que praticavam Educação Física apresentaram pior autoconceito social. Boa parte das escolares apresentou percepções distorcidas das suas medidas corporais, e desejavam diminuir as medidas corporais. Quase 90% das escolares eram ativas fisicamente, e quando considerada somente a GR, 100% das praticantes eram ativas. |
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AUTOCONCEITO, IMAGEM CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES PRATICANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DANÇA E GINÁSTICA RÍTMICAAtividade motora Autoconceito Estudantes Imagem Corporal.Objetivo: analisar o autoconceito, a imagem corporal e o nível de atividade física e verificar as relações dessas variáveis com a prática de Educação Física, de dança e de ginástica rítmica (GR), em meninas escolares. Método: participaram 90 escolares do ensino fundamental (7 a 12 anos de idade), classificadas em praticantes de Educação Física escolar somente, de dança e de GR. Utilizou-se um questionário direcionado aos pais e/ou responsáveis sobre o nível econômico; e outro às escolares, com informações de caracterização; autoconceito (EAC-IJ); imagem Corporal (Escala Adaptada de Kakeshita); e atividade física (PAQ-C). Resultados: as escolares apresentaram pontuações baixas para todos os tipos de autoconceito investigados (pessoal, social, escolar e familiar). Houve diferença nas pontuações do autoconceito social em relação às diferentes modalidades praticadas, sendo que as escolares que praticavam Educação Física apresentaram pior autoconceito social comparadas às que praticavam dança e GR. Quanto à imagem corporal, maior parte das praticantes de dança (51,7%) e de Educação Física (58,6%) subestimaram as medidas corporais, enquanto maior parte das praticantes de GR (62,1%) superestimaram as medidas corporais. A maioria das escolares apresentou desejo de diminuir as medidas corporais (62,1%). Não houve associação entre o tipo de modalidade praticada e as variáveis de imagem corporal. Sobre o nível de atividade física, 89% das escolares eram ativas fisicamente. Houve associação do nível de atividade física com o tipo de modalidade praticada, sendo que as praticantes de GR eram mais ativas fisicamente. Conclusão: as escolares, independentemente do tipo de modalidade praticada, apresentaram pontuações baixas nos diferentes tipos de autoconceito, sendo que aquelas que praticavam Educação Física apresentaram pior autoconceito social. Boa parte das escolares apresentou percepções distorcidas das suas medidas corporais, e desejavam diminuir as medidas corporais. Quase 90% das escolares eram ativas fisicamente, e quando considerada somente a GR, 100% das praticantes eram ativas.Universidade Católica de Brasília2022-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstudo descritivo, de delineamento transversalapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1262510.31501/rbcm.v30i1.12625Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 1 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i1reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/12625/7800Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Kettlyn Hamesde Oliveira, Rafaela PaulinaSalvador Claumann, Gaia SalvadorGuimarães, Adriana Coutinho de Azevedo2022-04-18T16:32:52Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/12625Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2022-04-18T16:32:52Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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