AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Valmor
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brasil, Vinicius Zeilmann, Goda, Ciro, Barros, Thais Emanuell daSilva, Both, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional.
id UCB-5_88b5ec93e6508fccc48adaa801881500
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3906
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134Autopercepção de competência Educação Física Professor Inclusão.O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional.Universidade Católica de Brasília2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa quantitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/390610.18511/rbcm.v21i2.3906Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 2 (2013); 123-1340103-171610.31501/rbcm.v21i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/2601https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8358https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8359https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8360Ramos, ValmorBrasil, Vinicius ZeilmannGoda, CiroBarros, Thais Emanuell daSilvaBoth, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3906Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
title AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
spellingShingle AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
Ramos, Valmor
Autopercepção de competência
Educação Física
Professor
Inclusão.
title_short AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
title_full AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
title_fullStr AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
title_full_unstemmed AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
title_sort AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
author Ramos, Valmor
author_facet Ramos, Valmor
Brasil, Vinicius Zeilmann
Goda, Ciro
Barros, Thais Emanuell daSilva
Both, Jorge
author_role author
author2 Brasil, Vinicius Zeilmann
Goda, Ciro
Barros, Thais Emanuell daSilva
Both, Jorge
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Valmor
Brasil, Vinicius Zeilmann
Goda, Ciro
Barros, Thais Emanuell daSilva
Both, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Autopercepção de competência
Educação Física
Professor
Inclusão.
topic Autopercepção de competência
Educação Física
Professor
Inclusão.
description O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906
10.18511/rbcm.v21i2.3906
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v21i2.3906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/2601
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8358
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8359
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8360
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 2 (2013); 123-134
0103-1716
10.31501/rbcm.v21i2
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118828793856