AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional. |
id |
UCB-5_88b5ec93e6508fccc48adaa801881500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3906 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134Autopercepção de competência Educação Física Professor Inclusão.O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional.Universidade Católica de Brasília2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa quantitativaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/390610.18511/rbcm.v21i2.3906Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 2 (2013); 123-1340103-171610.31501/rbcm.v21i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/2601https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8358https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8359https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8360Ramos, ValmorBrasil, Vinicius ZeilmannGoda, CiroBarros, Thais Emanuell daSilvaBoth, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:53Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3906Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:53Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
title |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
spellingShingle |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 Ramos, Valmor Autopercepção de competência Educação Física Professor Inclusão. |
title_short |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
title_full |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
title_fullStr |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
title_full_unstemmed |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
title_sort |
AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INCLUSIVO - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n2p123-134 |
author |
Ramos, Valmor |
author_facet |
Ramos, Valmor Brasil, Vinicius Zeilmann Goda, Ciro Barros, Thais Emanuell daSilva Both, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Brasil, Vinicius Zeilmann Goda, Ciro Barros, Thais Emanuell daSilva Both, Jorge |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Valmor Brasil, Vinicius Zeilmann Goda, Ciro Barros, Thais Emanuell daSilva Both, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopercepção de competência Educação Física Professor Inclusão. |
topic |
Autopercepção de competência Educação Física Professor Inclusão. |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a Autopercepção de competência pedagógica de 33 professores, da rede municipal de ensino de Florianópolis, frente ao ensino inclusivo nas aulas de Educação Física regular. Utilizou-se, como instrumento, um questionário composto por 46 questões, para obter dados biográficos e da Autopercepção de competência profissional em Educação Física. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, teste “t” de Student e Qui-quadrado. Verificou-se que os professores perceberam-se menos competentes ao nível das dimensões Conhecimentos do que das dimensões Habilidades e que a experiência de intervenção com alunos com deficiência não interferiu no nível de autopercepção de competência profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906 10.18511/rbcm.v21i2.3906 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v21i2.3906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/2601 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8358 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8359 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3906/8360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 2 (2013); 123-134 0103-1716 10.31501/rbcm.v21i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304118828793856 |