AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p |
id |
UCB-5_8e89b8345a72b95fb6024cab6d4e73be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3230 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70Educação Física Esportes Formação inicial.O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p Universidade Católica de Brasília2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal.application/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/323010.18511/rbcm.v21i3.3230Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 61-700103-171610.31501/rbcm.v21i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/2752https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8129https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8130https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8131https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8132https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8133https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8434https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8435Salles, William das NevesFarias, Gelcemar OliveiraEgerland, Ema MariaNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:37Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3230Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:37Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
title |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 Salles, William das Neves Educação Física Esportes Formação inicial. |
title_short |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
title_full |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70 |
author |
Salles, William das Neves |
author_facet |
Salles, William das Neves Farias, Gelcemar Oliveira Egerland, Ema Maria Nascimento, Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Gelcemar Oliveira Egerland, Ema Maria Nascimento, Juarez Vieira do |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, William das Neves Farias, Gelcemar Oliveira Egerland, Ema Maria Nascimento, Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Esportes Formação inicial. |
topic |
Educação Física Esportes Formação inicial. |
description |
O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Transversal. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230 10.18511/rbcm.v21i3.3230 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v21i3.3230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/2752 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8129 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8130 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8131 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8132 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8133 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8434 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/msword application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 61-70 0103-1716 10.31501/rbcm.v21i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304118413557760 |