AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, William das Neves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Farias, Gelcemar Oliveira, Egerland, Ema Maria, Nascimento, Juarez Vieira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230
Resumo: O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p
id UCB-5_8e89b8345a72b95fb6024cab6d4e73be
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3230
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70Educação Física Esportes Formação inicial.O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p Universidade Católica de Brasília2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTransversal.application/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/323010.18511/rbcm.v21i3.3230Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 61-700103-171610.31501/rbcm.v21i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/2752https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8129https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8130https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8131https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8132https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8133https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8434https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8435Salles, William das NevesFarias, Gelcemar OliveiraEgerland, Ema MariaNascimento, Juarez Vieira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:45:37Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/3230Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:45:37Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
title AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
spellingShingle AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
Salles, William das Neves
Educação Física
Esportes
Formação inicial.
title_short AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
title_full AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
title_fullStr AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
title_sort AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – UM ESTUDO COM EGRESSOS DA UFSC - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p61-70
author Salles, William das Neves
author_facet Salles, William das Neves
Farias, Gelcemar Oliveira
Egerland, Ema Maria
Nascimento, Juarez Vieira do
author_role author
author2 Farias, Gelcemar Oliveira
Egerland, Ema Maria
Nascimento, Juarez Vieira do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, William das Neves
Farias, Gelcemar Oliveira
Egerland, Ema Maria
Nascimento, Juarez Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Esportes
Formação inicial.
topic Educação Física
Esportes
Formação inicial.
description O objetivo do estudo foi diagnosticar as opiniões dos egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física sobre a formação inicial realizada na UFSC, abrangendo a estrutura curricular proposta, o corpo docente, os colegas de turma, a estrutura administrativa, a infraestrutura física, as práticas pedagógicas como componente curricular, os estágios supervisionados e as atividades de extensão e de pesquisa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à avaliação da formação inicial de 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) sobre a nova proposta curricular implementada no ano de 2006. Os resultados indicaram que o corpo docente (7,25 ± 1,43 pontos) foi o aspecto mais bem avaliado em ambos os cursos. Por outro lado, o indicador que recebeu a pior avaliação dos egressos foi o desempenho dos próprios colegas de turma (5,76 ± 1,89). Constatou-se que o curso de bacharelado foi significativamente melhor avaliado (p = 0,05) pelos seus egressos (6,89 ± 2,02) quando comparado ao curso de licenciatura (6,34 ± 2,13), com destaques para a estrutura curricular (p
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Transversal.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230
10.18511/rbcm.v21i3.3230
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230
identifier_str_mv 10.18511/rbcm.v21i3.3230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/2752
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8129
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8130
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8131
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8132
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8133
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8434
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3230/8435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 21 n. 3 (2013); 61-70
0103-1716
10.31501/rbcm.v21i3
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304118413557760