PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135 |
Resumo: | O ensino do esporte no Brasil sofre forte influência do modelo de alto rendimento desde a década de 1970. As conquista internacionais impulsionaram o aumento do número de praticantes no país. O modelo de ensino dos esportes, pautado sobretudo na valorização do gesto técnico e na fragmentação do jogo, sofreu fortes influencias desse período. Tendências atuais para o ensino do esporte, por outro lado, apontam para a importância da compreensão da dinâmica dos esportes, antes da especialização dos gestos técnicos. Surgiram ainda propostas de classificação dos esportes que apresentam uma organização das diferentes modalidades de acordo com a lógica interna, ou seja, as características comuns, que exigem dos jogadores uma atuação de modo específico durante sua prática. Atualmente, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica para a disciplina de Educação Física o ensino do esporte à partir de uma classificação elaborada com base na lógica interna, ou seja: marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate. Partindo de reflexões sobre as tendências atuais da Pedagogia do Esporte para o processo de ensino-aprendizagem do tênis de campo e do voleibol, este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos iniciais sobre as possibilidades de ensino dos esportes de rede/parede. Entende-se que, procedendo das classificações de esportes que propõem a organização desses a partir da lógica interna, é possível destacar elementos comuns para o ensino dessas modalidades na fase de iniciação, por meio de jogos que proporcionem aos alunos a compreensão da lógica tática e favoreçam a transferência de aprendizagem de uma modalidade para outra, no momento oportuno. |
id |
UCB-5_99483da60a1fd032d3c5f13d0f65131a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9135 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOLPedagogia do Esporte Voleibol Tênis Esportes de rede.O ensino do esporte no Brasil sofre forte influência do modelo de alto rendimento desde a década de 1970. As conquista internacionais impulsionaram o aumento do número de praticantes no país. O modelo de ensino dos esportes, pautado sobretudo na valorização do gesto técnico e na fragmentação do jogo, sofreu fortes influencias desse período. Tendências atuais para o ensino do esporte, por outro lado, apontam para a importância da compreensão da dinâmica dos esportes, antes da especialização dos gestos técnicos. Surgiram ainda propostas de classificação dos esportes que apresentam uma organização das diferentes modalidades de acordo com a lógica interna, ou seja, as características comuns, que exigem dos jogadores uma atuação de modo específico durante sua prática. Atualmente, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica para a disciplina de Educação Física o ensino do esporte à partir de uma classificação elaborada com base na lógica interna, ou seja: marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate. Partindo de reflexões sobre as tendências atuais da Pedagogia do Esporte para o processo de ensino-aprendizagem do tênis de campo e do voleibol, este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos iniciais sobre as possibilidades de ensino dos esportes de rede/parede. Entende-se que, procedendo das classificações de esportes que propõem a organização desses a partir da lógica interna, é possível destacar elementos comuns para o ensino dessas modalidades na fase de iniciação, por meio de jogos que proporcionem aos alunos a compreensão da lógica tática e favoreçam a transferência de aprendizagem de uma modalidade para outra, no momento oportuno.Universidade Católica de Brasília2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEnsaioapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegimage/jpegapplication/pdfimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/913510.31501/rbcm.v27i2.9135Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 121-1320103-171610.31501/rbcm.v27i2reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/6203https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/9998https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/9999https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10000https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10001https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10002https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10003https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10091https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10092https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10357Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGinciene, GuyImpolcetto, Fernanda Moreto2020-04-07T17:20:12Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/9135Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2020-04-07T17:20:12Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
title |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
spellingShingle |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL Ginciene, Guy Pedagogia do Esporte Voleibol Tênis Esportes de rede. |
title_short |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
title_full |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
title_fullStr |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
title_full_unstemmed |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
title_sort |
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS JOGOS DE REDE/PAREDE: REFLEXÕES SOBRE O TÊNIS DE CAMPO E O VOLEIBOL |
author |
Ginciene, Guy |
author_facet |
Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
author_role |
author |
author2 |
Impolcetto, Fernanda Moreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do Esporte Voleibol Tênis Esportes de rede. |
topic |
Pedagogia do Esporte Voleibol Tênis Esportes de rede. |
description |
O ensino do esporte no Brasil sofre forte influência do modelo de alto rendimento desde a década de 1970. As conquista internacionais impulsionaram o aumento do número de praticantes no país. O modelo de ensino dos esportes, pautado sobretudo na valorização do gesto técnico e na fragmentação do jogo, sofreu fortes influencias desse período. Tendências atuais para o ensino do esporte, por outro lado, apontam para a importância da compreensão da dinâmica dos esportes, antes da especialização dos gestos técnicos. Surgiram ainda propostas de classificação dos esportes que apresentam uma organização das diferentes modalidades de acordo com a lógica interna, ou seja, as características comuns, que exigem dos jogadores uma atuação de modo específico durante sua prática. Atualmente, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica para a disciplina de Educação Física o ensino do esporte à partir de uma classificação elaborada com base na lógica interna, ou seja: marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate. Partindo de reflexões sobre as tendências atuais da Pedagogia do Esporte para o processo de ensino-aprendizagem do tênis de campo e do voleibol, este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos iniciais sobre as possibilidades de ensino dos esportes de rede/parede. Entende-se que, procedendo das classificações de esportes que propõem a organização desses a partir da lógica interna, é possível destacar elementos comuns para o ensino dessas modalidades na fase de iniciação, por meio de jogos que proporcionem aos alunos a compreensão da lógica tática e favoreçam a transferência de aprendizagem de uma modalidade para outra, no momento oportuno. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135 10.31501/rbcm.v27i2.9135 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v27i2.9135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/6203 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/9998 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/9999 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10000 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10001 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10002 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10003 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10091 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10092 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/9135/10357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf image/jpeg image/jpeg application/pdf image/jpeg image/jpeg application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 27 n. 2 (2019); 121-132 0103-1716 10.31501/rbcm.v27i2 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304121231081472 |