Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginciene, Guy
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lang, Affonso Manoel Righi, Galatti, Larissa, González, Fernando Jaime, Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204826
Resumo: O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.
id UFRGS-2_175cebb2e148112541302cd693db3712
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204826
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ginciene, GuyLang, Affonso Manoel RighiGalatti, LarissaGonzález, Fernando JaimeDarido, Suraya Cristina2020-01-23T04:04:49Z20191415-4676http://hdl.handle.net/10183/204826001097028O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.The aim of this paper was to analyze the pedagogical practice of tennis classes through the speech and the practice of some experience teachers. To reach that, this research was orga-nized in 3 parts: approach in the research place; observation of the tennis classes; interview with the tennis teachers. It was found that the tennis lessons have traditional approaches cen-tered on the technical gesture, which is decontextualized of the game situation, although in teachers speeches, they seems to know some insights of the new propositions of tennis teach-ing.El objetivo de este artículo fue analizar la práctica pedagógica de las clases de tenis de un club tradicional en la enseñanza del deporte, a partir deldiscurso y de la práctica de profesores con experiencia en el deporte.Para eso, lainvestigación se estructuro en tres partes: aproximación al campo de investigación, observaciones sistemáticas de las clases de tenis y entrevistas se-miestructuradas con los profesores.Se constató que las clases de tenis tienen características tradicionales centradasen la enseñanza delgesto técnicodescontextualizado de la situación deljuego, aunque los profesores hayan descrito en el nivel deldiscurso algunas comprensio-nes sobre las nuevas propuestas para trabajar el tenis.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 22, e45362 (2019) p. 1-12Educação físicaTênis (Esporte)EsportesEnsino e aprendizagemEnsino do tênis e a prática pedagógica dos professoresTeaching tennis and the pedagogical practice of coaches Enseñanza del tenis y la prática pedagógica de los treinadores info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097028.pdf.txt001097028.pdf.txtExtracted Texttext/plain41363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/2/001097028.pdf.txtcedddde7204d2af5926d61531506210fMD52ORIGINAL001097028.pdfTexto completoapplication/pdf248837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/1/001097028.pdff4f3828c91fdb86fcb0fcc66c138e252MD5110183/2048262020-01-24 05:08:15.411655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching tennis and the pedagogical practice of coaches
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñanza del tenis y la prática pedagógica de los treinadores
title Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
spellingShingle Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
Ginciene, Guy
Educação física
Tênis (Esporte)
Esportes
Ensino e aprendizagem
title_short Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_full Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_fullStr Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_full_unstemmed Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
title_sort Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
author Ginciene, Guy
author_facet Ginciene, Guy
Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginciene, Guy
Lang, Affonso Manoel Righi
Galatti, Larissa
González, Fernando Jaime
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Tênis (Esporte)
Esportes
Ensino e aprendizagem
topic Educação física
Tênis (Esporte)
Esportes
Ensino e aprendizagem
description O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-23T04:04:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204826
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097028
identifier_str_mv 1415-4676
001097028
url http://hdl.handle.net/10183/204826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 22, e45362 (2019) p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/2/001097028.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/1/001097028.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cedddde7204d2af5926d61531506210f
f4f3828c91fdb86fcb0fcc66c138e252
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224983417978880