Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204826 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade. |
id |
UFRGS-2_175cebb2e148112541302cd693db3712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204826 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ginciene, GuyLang, Affonso Manoel RighiGalatti, LarissaGonzález, Fernando JaimeDarido, Suraya Cristina2020-01-23T04:04:49Z20191415-4676http://hdl.handle.net/10183/204826001097028O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade.The aim of this paper was to analyze the pedagogical practice of tennis classes through the speech and the practice of some experience teachers. To reach that, this research was orga-nized in 3 parts: approach in the research place; observation of the tennis classes; interview with the tennis teachers. It was found that the tennis lessons have traditional approaches cen-tered on the technical gesture, which is decontextualized of the game situation, although in teachers speeches, they seems to know some insights of the new propositions of tennis teach-ing.El objetivo de este artículo fue analizar la práctica pedagógica de las clases de tenis de un club tradicional en la enseñanza del deporte, a partir deldiscurso y de la práctica de profesores con experiencia en el deporte.Para eso, lainvestigación se estructuro en tres partes: aproximación al campo de investigación, observaciones sistemáticas de las clases de tenis y entrevistas se-miestructuradas con los profesores.Se constató que las clases de tenis tienen características tradicionales centradasen la enseñanza delgesto técnicodescontextualizado de la situación deljuego, aunque los profesores hayan descrito en el nivel deldiscurso algunas comprensio-nes sobre las nuevas propuestas para trabajar el tenis.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 22, e45362 (2019) p. 1-12Educação físicaTênis (Esporte)EsportesEnsino e aprendizagemEnsino do tênis e a prática pedagógica dos professoresTeaching tennis and the pedagogical practice of coaches Enseñanza del tenis y la prática pedagógica de los treinadores info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097028.pdf.txt001097028.pdf.txtExtracted Texttext/plain41363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/2/001097028.pdf.txtcedddde7204d2af5926d61531506210fMD52ORIGINAL001097028.pdfTexto completoapplication/pdf248837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/1/001097028.pdff4f3828c91fdb86fcb0fcc66c138e252MD5110183/2048262020-01-24 05:08:15.411655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-24T07:08:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching tennis and the pedagogical practice of coaches |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Enseñanza del tenis y la prática pedagógica de los treinadores |
title |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
spellingShingle |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores Ginciene, Guy Educação física Tênis (Esporte) Esportes Ensino e aprendizagem |
title_short |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
title_full |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
title_fullStr |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
title_full_unstemmed |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
title_sort |
Ensino do tênis e a prática pedagógica dos professores |
author |
Ginciene, Guy |
author_facet |
Ginciene, Guy Lang, Affonso Manoel Righi Galatti, Larissa González, Fernando Jaime Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Lang, Affonso Manoel Righi Galatti, Larissa González, Fernando Jaime Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ginciene, Guy Lang, Affonso Manoel Righi Galatti, Larissa González, Fernando Jaime Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Tênis (Esporte) Esportes Ensino e aprendizagem |
topic |
Educação física Tênis (Esporte) Esportes Ensino e aprendizagem |
description |
O objetivo deste artigo foi o de analisar a prática pedagógica das aulas de tênis de um clube tradicional no ensino da modalidade, a partir do discurso e da prática de professores experien-tes na modalidade. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três partes: aproximação com o campo de pesquisa, observações sistemáticas das aulas de tênis e entrevistas semiestruturadas com os professores. Constatou-se que as aulas detênis têmcaracterísticas tradicionais centra-das no ensino do gesto técnico descontextualizado da situação de jogo, embora os professores tenham esboçado no nível do discurso algumas compreensões sobre as novas proposições para tratar esta modalidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T04:04:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204826 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001097028 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001097028 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 22, e45362 (2019) p. 1-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/2/001097028.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204826/1/001097028.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cedddde7204d2af5926d61531506210f f4f3828c91fdb86fcb0fcc66c138e252 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224983417978880 |